quinta-feira, 26 de março de 2015

Visita de estudo ao Museu World of Discoveries, Museu dos Transportes e Comunicações e zona histórica do Porto - 8.º e 9.º Anos

Nos dias 16 e 17 de março, algumas turmas do 8.º e 9.º Anos do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, visitaram o Museu World of Discoveries, no Porto, embarcando na fantástica odisseia dos Descobrimentos Portugueses, na companhia de ilustres personagens da História nacional. Guiados por D. Afonso de Albuquerque, Infante D. Henrique, Luís de Camões, entre outros, os nossos alunos partiram rumo ao mundo que os portugueses deram a conhecer, recordando rotas, embarcações e instrumentos de navegação utilizados nas viagens, conhecendo o quotidiano dos marinheiros a bordo das caravelas e naus, cuja coberta puderam explorar, e percorrendo outros ambientes que, de forma lúdica e interativa, elucidaram sobre esse momento marcante da nossa História e uma geração de gentes que protagonizou o Renascimento em Portugal.
Particularmente emocionante, foi a volta ao mundo, evocando a célebre viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. Enfrentando as lendas do Mar Tenebroso, os nossos alunos conseguiram ultrapassar o terrível Cabo das Tormentas, conhecer os países lendários do longínquo oriente e as suas deslumbrantes riquezas, admirar as diferentes culturas, povos e habitats naturais, numa verdadeira missão de paz, respeito e multiculturalidade!
Alguns alunos do 9.º Ano da Escola E.B. 2/3 de Palmeira não puderam deixar de se submeter ao “treino do marujo” que o ilustre poeta soldado Luís de Camões dirigiu com hábil mestria e rigor, a que parecia habituado.
A “viagem no tempo” continuou com um percurso pelos principais edifícios/construções históricos portuenses - símbolos de diferentes correntes artísticas e momentos que o tempo e a sabedoria humana perpetuaram, como as singulares construções barrocas e as emblemáticas pontes da arquitetura do ferro.
Regressando ao presente, os alunos do 9.º Ano, vivenciaram um singular momento de criação de um programa televisivo, no Museu dos Transportes e Comunicações, interpretando diferentes papéis desse universo da comunicação de massas, como técnicos da regy, operadores de câmara, apresentadores e convidados especiais. O referido programa “Dentro da TV” poderá ser visualizado no canal exclusivo da Escola E.B. 2/3 de Palmeira.
Não podemos deixar de manifestar o nosso apreço pelo exemplar comportamento e participação adequada dos nossos alunos nos diferentes momentos/espaços visitados e a colaboração/participação de todos quantos tornaram possível concretizar esta atividade, particularmente os diretores de turma e outros professores acompanhantes pela sua disponibilidade, solicitude, colaboração e boa disposição.

Deixamos também alguns testemunhos e imagens que as objetivas atentas conseguirão imortalizar para memória futura! Não tendo sido possível captar todos os momentos e participantes, podem enviar fotos que serão acrescentadas neste nosso espaço!

As professoras responsáveis:
Maria Elvira Teixeira
Adelaide Graça Pereira
Ana Cristina Pinto


"Foi-nos proporcionada pela professora de História uma viagem à cidade do porto. Durante a nossa aventura tivemos a oportunidade de conhecer dois importantes museus da cidade - o ‘Museu da Alfândega e ‘World of Discoveries’. 
No primeiro tivemos a oportunidade realizar uma experiência televisiva na qual interpretamos o papel de vários profissionais onde aprendemos a executar variadas tarefas tais como trabalhar na regy, filmar e apresentar um programa televisivo. 
De seguida conhecemos o World of discoveries que é um museu interativo com um parque temático que reconstrói a fantástica Odisseia dos navegadores portugueses, cruzando oceanos à descoberta de um mundo até então desconhecido, onde nos explicaram a evolução dos vários tipos de embarcações, como as naus portuguesas, a evolução da cartografia ao longo dos anos, entre outros aspetos. Também realizamos uma visita ao interior de uma nau que nos mostrou o tipo de vida que os portugueses tinham durante as viagens e por fim conhecemos o estaleiro naval onde eram feitas as naus. No final,  fizemos uma pequena viagem de barco  pelos diferentes continentes/locais por onde onde os portugueses passaram e deixaram um pouco da sua cultura. 
Finda a viagem, não temos nenhuma reclamação, pois foi uma oportunidade única e diferente o que leva a concluir que não houve nada que não tivéssemos gostado!"
As alunas do 9.º E
Ana Catarina
Ana Cláudia
Mariana Rego






Fotos 8.º Ano
Fotos 9.º Ano

sábado, 21 de março de 2015