quinta-feira, 17 de março de 2016

Projeto FLUX

Foi apresentado o FLUX no Gnration, um espetáculo de comunidade com base na criação colaborativa entre luz e música. O Flux foi desenvolvido ao longo de várias semanas com os alunos dos percursos vocacionais, resultando num espetáculo inteligente e tecnologicamente rico, sob a direção artística e musical de Óscar Rodrigues e Maria Mónica, formadores da Digitópia/Casa da Música.
Trata-se de “um espetáculo sobre luz e som que parte das experiências dos 35 alunos que participam no projeto”, sublinhou Óscar Rodrigues. Numa primeira fase foi feita uma pesquisa sobre que tipo de “experiências sonoras e visuais” faziam parte do quotidiano dos alunos, para que se pudesse perceber que tipo de espetáculo poderia surgir.
No dia-a-dia estamos expostos a diversos estímulos sonoros e luminosos e são esses estímulos que serviram de inspiração para a composição deste espetáculo de comunidade. Flux interliga o som e a luz, colocando as novas tecnologias em destaque no espetáculo. Entre os vários dispositivos eletrónicos, encontrararam-se, por exemplo, iPhones como instrumentos musicais, referiu Óscar Rodrigues.
Óscar Rodrigues, o diretor artístico, frisou que o maior desafio para os alunos foi conseguirem distinguir música de ruído e o que eram sons musicais e os que não eram. Para além dos sons e imagens recolhidos pelos alunos, o espetáculo comportou também uma forte componente tecnológica associada, bem como o recurso a instrumentos de música tradicionais.

Os professores da escola que articularam com os formadores mostraram-se muito satisfeitos com o resultado final, referindo que são este tipo de experiências que enriquecem a aprendizagem e que torna o ensino gratificante.
















segunda-feira, 14 de março de 2016

Canstruction® Portugal 2016

Está a decorrer em todas as escolas do agrupamento, até ao dia 17 de março, uma campanha de angariação de alimentos enlatados.
Contribui para esta causa:
Traz uma lata de um alimento e entrega a um professor ou coloca-a num dos locais identificados da tua escola ou ainda na tua sala de aula onde está uma caixa para o efeito.
Os produtos angariados servirão para o concurso de esculturas “EPTL” e serão, posteriormente, distribuidas a famílias carenciadas das nossas escolas, pelo projeto Sá Solidário.