segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jardim de Infância de Pomares-Santa Lucrécia




“Se todas as coisas fossem Mãe,”
foi o poema escolhido pelos meninos do Jardim-de-infância de Sta.
Lucrécia durante os momentos de partilha de afectos, em mais um, de
todos os especiais “Dia da Mãe”.
Porque segundo eles, Mãe é… a Lua, a Sereia, a Casa, a Terra, a Fada,
a Bruxa, a Verdadeira, a Postiça, a Mãe Avó ou a Mãe Tia, Cristina,
Raquel, Isabel, Alice ou Maria!
Mãe ralha e beija, erra e acerta, arruma a mesa, cozinha, escreve,
trabalha fora, esquece, lembra, chora e…ri-se!
Sabem?
Todas as Mães…são como eu disse!


“MOMENTOS QUE NÃO ESQUECEMOS E QUE NOS FIZERAM MAIS FELIZES”
OBRIGADA MAMA

Jardim de Infância de Pomares-Santa Lucrécia
Ano lectivo 2008/2009

Mais fotos - clicar aqui

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Exames do 9.º ano

O Gabinete de Avaliação Educacional (Gave) aconselhou os estudantes que a partir de terça-feira realizam exames nacionais a não esquecerem um documento de identificação com fotografia e a verificarem na véspera a hora da prova.

Imprimir o calendário de exames e verificar se têm todo o material necessário à realização da prova são outros procedimentos que os estudantes devem acautelar na véspera do exame.

As recomendações do Gave, do Ministério da Educação, incidem também na fase de realização do exame. Os estudantes devem preencher de forma clara, completa e legível o cabeçalho das folhas de resposta e ler cuidadosamente toda a prova antes de começar a responder às questões.

Confrontar a dificuldade dos itens com a cotação máxima é outro conselho, já que se a questão valer, por exemplo, cinco pontos em 200, “não é sensato perder tempo além de um limite razoável”.

Reler o enunciado para ter a certeza da compreensão do que é pedido, fazer uma caligrafia bem legível, respeitando os espaços entre palavras, para tornar a leitura fácil, e usar de forma diferenciada letras minúsculas e maiúsculas são outras recomendações.

O Gave aconselha ainda a controlar o tempo decorrido para o aluno ter a noção se está atrasado ou adiantado e a verificar se estão a ser cumpridas todas as instruções e se não existe mais do que uma resposta ao mesmo item. No final, recomenda-se que o aluno leia cuidadosamente a prova antes de entregá-la.

Após o exame, podem ser consultados os critérios de classificação, que são publicados pelo GAVE nas 24 horas seguintes. Por fim, o Gave recomenda que até à realização dos exames os alunos consultem regularmente a página

www.gave.min-edu.pt.


Lista de sugestões para os alunos que vão fazer exames.

Clicar aqui

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Arte no Jardim

Arte no jardim
É um trabalho realizado na disciplina de Educação Visual e Tecnológica pela turma do 5.º E. Conteúdos estudados: estrutura, escala, divisão de circunferências, pintura, trabalho e higiene e segurança.

Fases de trabalho:

1º Os professores leccionaram o conteúdo a estrutura;

2º Foi pedido aos alunos para fazer uma pesquisa de estruturas e esquissos de desenhos sobre diferentes tipos de estruturas;

3º Os professores leccionaram o conteúdo escalas;

4º Baseado na estrutura a turma foi motivada para a arte no jardim;

5º Foi pedido aos alunos que em grupos de três esboçassem desenhos de estruturas para colocar no jardim – material a utilizar nas estruturas em tamanho real paus em pinho redondos normalmente usados como suporte das árvores;

6º Os professores leccionaram o conteúdo divisão de circunferências;

7º Em função dos desenhos dos grupos foram elaboradas estruturas em escala reduzida – material utilizado palitos redondos normalmente utilizados nas espetadas (churrascos)

8º Os alunos executaram as estruturas reduzidas com palitos de churrasco;

9º Ampliação das estruturas para tamanho real;

10º Os professores leccionaram os conteúdos higiene e segurança no trabalho, trabalho e pintura

11º Operações para a execução do trabalho: lixagem dos paus, marcação, furação, afiar aponta do pau (lápis) e pintura;

12º Montagem das estruturas reais e colocação no jardim.



Vejam como a nossa escola ficou mais bonita!

Mais fotos - clicar aqui

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança - Escola Boavista-Crespos

Celebração do Dia Mundial da Criança No dia 1 de Junho de 2009, comemorámos o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, na nossa escola. Este dia foi diferente! Recebemos como convidados especiais os meninos do Jardim-de-Infância e em conjunto participámos em diversos ateliers como o atelier de azulejo, pintura, hora do conto, vídeo, culinária e jogos tradicionais. Organizamo-nos em grupos e alternadamente participámos nas diversas actividades. Com as professoras Ana Paula e Manuela Cerqueira, professora de Inglês, fizemos a pintura de Azulejos com o tema do dia que estávamos a celebrar. Utilizamos canetas de acetato e verniz para fixar o nosso desenho. No final levamos como oferta o azulejo que fizemos. As educadoras orientaram a pintura de cenários com tintas e pincéis. Gostamos muito de fazer os cartazes alusivos ao Dia da Criança. Ficara muito coloridos. A hora do conto foi realizada pela professora Carla que nos contou a história: O cão que ladra não morde.




Mais fotos - clicar aqui

Feira das profissões


Mais fotos da feira das profissões - clicar aqui