quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Visita de estudo ao Museu Romântico e Museu da Alfândega


No dia 23 de Novembro os alunos das turmas A, B, C, D e E, do 9.º Ano, no âmbito da disciplina de História, participaram numa visita de estudo ao Museu Romântico e ao Museu da Alfândega, no Porto. Foram acompanhados pelos professores Maria Elvira Teixeira, Regina Parente, Lúcia Dourado, Lurdes Rocha, Anabela Pimenta, Paula Teixeira, Teresa Pipa e José Manuel Ramôa.
Os alunos tiveram oportunidade de visitar uma residência burguesa do século XIX, apreciando os seus diferentes espaços, mobiliário, peças decorativas, objectos pessoais…, permitindo à imaginação recriar momentos e vivências de uma época que esta casa museu conseguiu romanticamente perpetuar.
No edifício da Alfândega, após percorrerem uma série de pequenos ambientes que ilustraram, ao longo do século XX, uma interessante exposição relativa à evolução dos meios de comunicação de massas, em ambiente familiar, puderam vivenciar um singular momento de televisão. Concretizando uma experiência de comunicação, interpretaram diferentes papeis como apresentadores, operadores de câmara, técnicos da regy ou meros convidados, para idealizarem e editarem um programa televisivo, que pode ser visualizado no canal exclusivo da Escola E.B. 2/3 de Palmeira.
Numa nova etapa, encarando com coragem um novo desafio, vestiram com bravura a “bata dos jovens cientistas” para descodificar numa empolgante atividade laboratorial, a extracção do ADN da banana. Estamos certos de que esta visita de estudo foi, sem dúvida alguma, uma oportunidade de consolidação de aprendizagens e um exemplo de cidadania, partilha e convívio, uma experiência que decerto ficará registada na memória dos nossos alunos.
Pretendemos partilhar esses momentos com a comunidade escolar, pelo que deixamos este pequeno apontamento e algumas imagens captadas pelas objetivas de alguns participantes.
Em jeito de conclusão, não podemos deixar de expressar:

-Os parabéns aos nossos alunos pelo empenho, participação adequada e excelente comportamento com que honraram o bom nome da escola.
-Um agradecimento especial, aos professores que os acompanharam, pois sem a sua disponibilidade, solicitude, simpatia e camaradagem, não teria sido possível a concretização deste projecto.
-Por fim, uma palavra de apreço aos encarregados de educação e a todos aqueles que de uma forma direta ou indireta contribuíram para o êxito da atividade.
A todos, um muito obrigado.
O grupo disciplinar de História.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A nossa visita ao Gerês

Na passada sexta-feira, dia 25 de novembro, alguns alunos das turmas 9.ºA e 7.ºB, que incorporam o clube da floresta “Os Palmeirinhas”, realizaram uma visita de estudo guiada, ao Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG). Esta visita, intitulada "Ecologia do Carvalhal", ocorreu no âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone (dia 23 de novembro), e para o efeito foi percorrido um trilho neste parque, chamado "Trilho da Preguiça".
Esta visita teve como principais objectivos: despertar a curiosidade pelos diferentes elementos que integram o ecossistema do carvalhal e proporcionar a sua descoberta; promover o conhecimento das diferentes relações que se estabelecem entre os vários elementos deste ecossistema; conhecer algumas estratégias de adaptação adoptadas pelas plantas que se encontram nesta comunidade; reconhecer o carvalhal como uma fonte rica em recursos naturais para o Homem e avaliar os efeitos da ação humana neste ecossistema.
A partida foi logo de manhã por volta das 8h40, rumo ao Parque Nacional da Peneda Gerês. Pelo caminho, os alunos socializaram entre si e criaram-se novas amizades. Não faltou música, sempre com alunos bem dispostos a cantar durante a viajem. Como companhia, tivemos as professoras Lurdes e Lúcia, professoras responsáveis pelo clube da floresta, que nos deram apoio durante todo o dia, tal como o diretor da escola que nos tirou imensas fotografias.
À chegada, num auditório do centro do PNPG, uma das duas guias do parque, que nos acompanharam na visita, falou sobre alguns aspectos mais relevantes do PNPG. No final desta sessão de esclarecimento pediu que se fizessem grupos de 5 elementos, aos quais distribuiu um caderno de campo com questões que seriam mais tarde pontuadas e assim, no final encontrar-se-ia um grupo vencedor. As respostas para essas questões, seriam encontradas durante o percurso, prestando atenção às informações das guias e à observação daquilo que nos rodeava.
Durante o dia aprendemos bastante sobre a ecologia do carvalhal. Assim esta visita permitiu-nos: Identificar algumas árvores através, por exemplo, das suas folhas; Identificar alguns animais pelos vestígios deixados, pelas suas fezes ou pelo solo remexido; Compreender por que razão existem carvalhos com pêlos nas folhas e outros não; Perceber por que razão o azevinho e a gilbardeira têm muitos espinhos, etc.. Tivemos ainda a sorte de poder ver nas mãos da professora Lurdes uma pequena rã.
Para além do tudo o que foi referido, podemos usufruir de uma paisagem deslumbrante, uma vegetação com os tons típicos do outono, associada a cursos de água e cascatas.
O percurso era repleto que rochas e, posto isto, não faltaram quedas para animar o dia. Ninguém se magoou e chegamos todos muito felizes a casa.
Com um dia como este, esperamos ansiosos pela próxima visita de estudo do clube!
A aluna: Dulce Loureiro

sábado, 26 de novembro de 2011

Ecologia do Carvalhal no Parque Nacional Peneda Gerês

Ontem, no âmbito das comemorações da “Floresta autóctone”, o clube da floresta “Os Palmeirinhas” esteve no Parque Nacional Peneda Geres e percorreu o “Trilho da Preguiça”.
Postamos três fotografias e um vídeo.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Articulação EB1/JI - Eira Velha- Adaúfe

O Jardim de Infância de Adaúfe e a turma do 1.º ano realizaram uma actividade sobre leitura e consciência fonológica com um loto de palavras, letras e sílabas sobre o magusto, o Outono e o S. Martinho. Vejam as fotos!















MAGUSTO NA EIRA VELHA

No dia 17 de novembro a Escola e o Jardim de Infância de Adaúfe, juntaram-se para fazer a fogueira, uma vez que não foi possível fazê-la no dia de S. Martinho.
Aqui ficam as fotografias!