quarta-feira, 10 de junho de 2009

Exames do 9.º ano

O Gabinete de Avaliação Educacional (Gave) aconselhou os estudantes que a partir de terça-feira realizam exames nacionais a não esquecerem um documento de identificação com fotografia e a verificarem na véspera a hora da prova.

Imprimir o calendário de exames e verificar se têm todo o material necessário à realização da prova são outros procedimentos que os estudantes devem acautelar na véspera do exame.

As recomendações do Gave, do Ministério da Educação, incidem também na fase de realização do exame. Os estudantes devem preencher de forma clara, completa e legível o cabeçalho das folhas de resposta e ler cuidadosamente toda a prova antes de começar a responder às questões.

Confrontar a dificuldade dos itens com a cotação máxima é outro conselho, já que se a questão valer, por exemplo, cinco pontos em 200, “não é sensato perder tempo além de um limite razoável”.

Reler o enunciado para ter a certeza da compreensão do que é pedido, fazer uma caligrafia bem legível, respeitando os espaços entre palavras, para tornar a leitura fácil, e usar de forma diferenciada letras minúsculas e maiúsculas são outras recomendações.

O Gave aconselha ainda a controlar o tempo decorrido para o aluno ter a noção se está atrasado ou adiantado e a verificar se estão a ser cumpridas todas as instruções e se não existe mais do que uma resposta ao mesmo item. No final, recomenda-se que o aluno leia cuidadosamente a prova antes de entregá-la.

Após o exame, podem ser consultados os critérios de classificação, que são publicados pelo GAVE nas 24 horas seguintes. Por fim, o Gave recomenda que até à realização dos exames os alunos consultem regularmente a página

www.gave.min-edu.pt.


Lista de sugestões para os alunos que vão fazer exames.

Clicar aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário