terça-feira, 9 de setembro de 2008

Melhores Alunos

Já repararam que os melhores alunos da Escola Carlos Amarante e da Escola Sá de Miranda, frequentaram o agrupamento de Palmeira?

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Ana Lúcia

Mais uma aluna da nossa Escola em destaque no Correio do Minho





























Transcrevemos a notícia:

Ana Lúcia quer concretizar sonho de ser médica

Desde tenra idade sonha ser médica. No próximo dia 15 - dia em serão conhecidas as listas de colocação no ensino superior - pode dar o primeiro passo para concretizar esse desejo. Chama-se Ana Lúcia Pereira e foi a melhor aluna dos cursos científico-humanísticos da Escola Secundária Sá de Miranda a concluir o 12.º, obtendo uma média final de 18,4.

Apesar da figura franzina, Ana demonstra uma ‘garra’ invulgar. Luta para concretizar os seus objectivos. Há três anos que batalha para obter notas que lhe garantam o acesso ao curso de medicina.

Ainda com um longo caminho a percorrer na sua vida académica, já perspectiva as áreas pelas quais poderá enveredar : cardiologia ou endocrinologia.

“O meu estudo é constante para manter sempre a matéria em dia. Não sou uma aluna que estuda em cima da hora, mas também não me identifico com a chamada ‘marrona’”, diz a estudante, confessando que também gosta de sair, de divertir-se.

Amante do desporto, em particular de natação, Ana refere que Educação Física foi a disciplina em que apresentava mais dificuldades.

“Destacava-me mais a Biologia, Física e Química. Eram as minhas disciplinas preferidas. Também tive boa nota a matemática, apesar de ser a área em que me mostrava mais ansiosa. Foi por isso que os resultados dos testes não foram tão bons como os das restantes disciplinas”, diz a estudante bracarense.

Ana Lúcia mostra-se uma aluna muito ansiosa, principalmente em períodos de avaliação. Facto, que se reflecte nas suas prestações.

“Chego ao ponto de bloquear. Depois tento acalmar e acabo por resolver as coisas. Nos exames finais aconteceu-me isso. Estava muito ansiosa porque tinha um objectivo muito alto, precisava de atingir uma determinada média, e aquela pressão que eu própria exercia acabou por me deixar extremamente ansiosa , não tendo obtido os resultados que pretendia”, continua a aluna.

“Sou muito dedicada àquilo que faço”


Define-se como uma jovem “normal”, mas muito dedicada em todos os projectos que abraça.“Sou muito dedicada em tudo o que faço”, sustenta.De resto, nos tempos livres Ana Lúcia privilegia o convívio com os amigos, gosta de ver televisão, de ir ao cinema.“Gosto de fazer muitas coisas. A ideia de bom aluno não é aquele em que este passa a vida com a cara enfiada nos livros. Muita gente pensa isso. Não tem nada a ver! Estudo quando tenho de estudar e divirto-me quando tenho de me divertir”, prossegue a estudante.

Posted by Picasa

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Sandro Queirós

Um antigo aluno do nosso agrupamento é referido numa notícia de Jornal como "Um Prodígio".

Foi no Correio do Minho, no dia 2 de Setembro de 2008.

Transcrevemos aqui a notícia:

Um prodígio chamado Sandro Queirós

Desde de 1.º ciclo do ensino básico que se habituou a receber prémios de mérito escolar. No próximo dia 12 será distinguido pelo Ministério da Educação por obter a melhor média dos cursos científico-humanistícos.

Irrequieto, mas com uma grande capacidade de aprendizagem. Estas são as características que melhor definem Sandro Queirós, o melhor aluno dos cursos científico-humanísticos da Escola Secundária Carlos Amarante, terminando o 12.º ano com um média de 19,4 valores.

O percurso escolar de Sandro é pautado pelo sucesso. Desde o 1.º ciclo do ensino básico que se habituou a receber prémios de mérito, aliás, tal como aconteceu com a sua irmã, hoje estudante de medicina na Universidade do Minho.

Parte do seu sucesso passa pela estabilidade conferida pela família. Os pais traçaram o seu percurso em função da educação dos filhos. Natural do Porto, há nove anos que a família Queirós se mudou para a cidade dos Arcebispos à procura de uma vida mais tranquila

"Decidimos mudar a vida toda. Optamos por ter menos regalias económicas, mas melhor qualidade de vida e, Braga, proporcionava-nos isso. O ensino aqui era atractivo, porque as escolas são mais sossegadas. Parte do sucesso do Sandro e da Tatiana (irmã), deve-se a esta estabilidade e, principalmente, mãe, que prescindiu um pouco da sua vida profissional para se dedicar à educação deles", diz o pai, Henrique Queirós.
Quando se trata do sucesso escolar dos filhos, nada é deixado ao acaso pela família Queirós.
"Decidimos pela Carlos Amarante porque era a melhor escola, a que tinha melhores professores e apresentava as melhores instalações", refere-nos Sandro.

"É difícil acreditar em mim, mas simplesmente não estudo", diz-nos o ex-aluno da Carlos Amarante.

Imbatível a Matemática, Sandro refere-nos que é capaz de passar horas a estudar a matéria "porque adoro. Passo a vida a fazer contas".
Falador q.b.,Sandro que refere que consegue, simultaneamente, "divertir-se" nas aulas a fazer desenhos ou contas e ouvir os professores, "mesmo que eles pensem que estou distraído".
"Sou um pouco hiperactivo. Não consigo estar parado. Se não me derem algo para fazer, começo a falar", continua o estudante.
Como "não há bela se senão", Sandro diz-nos que não é fã de línguas, principalmente Português e Inglês. Apesar disso, foi o melhor aluno das Olimpíadas de Português a nível regional, tendo ganho um computador portátil. Apesar de insistir que não gosta de Português, obteve 19 valores de média final.

Correio do Minho, 2 de Setembro de 2008

segunda-feira, 1 de setembro de 2008