domingo, 8 de novembro de 2009

Convite para estilos de vida saudáveis

Notícia publicada no jornal Correio do Minho

Sensibilizar os alunos a adoptarem estilos de vida saudáveis que passam pela prática de uma alimentação equilibrada e exercício físico. Este foi o grande objectivo da acção que a Liga Portuguesa de Profilaxia Social promoveu ontem na EB 2,3 de Palmeira.

Co-financiado pela Direcção-Geral de Saúde e pelo Programa Juventude em Acção, o projecto ‘Pesar Saúde’, materializado numa campanha itinerante, percorre agora as escolas do distrito de Braga depois de ter passado pelas escolas do 2.º e 3.º ciclo e secundárias do Porto.
“Falámos do exercício físico, desenvolvemos o tema da alimentação que faz parte do currículo dos alunos do 6.º ano e as horas de sono que devem respeitar”, diz Susana Vilas-Boas, da Liga Portuguesa de Profilaxia Social, ao ‘CM’.

Os temas são abordados com recurso a várias actividades lúdico-pedagógicas.
“Numa primeira actividade, que decorre no espaço físico itinerante, damos a conhecer os conteúdos a partir dos quais se discutem os temas relacionados com os estilos de vida saudáveis. Posteriormente, passamos para a roda dos alimentos, actividade mais lúdica que tem também algumas informações. Por fim, temos o denominado ‘Peso e Medida’ onde pesamos e medimos os alunos, calculando o seu Índice de Massa Corporal (IMC)", prossegue Susana Vilas-Boas.

Paralelamente, esta iniciativa é portadora de material informativo, pedagógico e lúdico, bem como recursos didácticos vários.

A ela estão ainda associadas actividades de educação não-formal que visam sensibilizar para atitudes e opções do dia-a-dia dos jovens.

“Alunos não têm uma boa alimentação”

É na necessidade de uma intervenção precoce na área da saúde nutricional que a Sociedade que a Liga Portuguesa de Profilaxia Social (LPPS) justifica esta acção, até porque os números relativamente à obesidade infantil em Portugal não são animadores.

Susana Vila-Boas revela que os alunos que frequentam o 6.º ano de escolaridade “têm mais consciência” da necessidade de adoptar hábitos de vida saudáveis do que os estudantes que frequentam o 9.º ano, embora “à medida que passam vão esquecendo essa necessidade”.

Esta sensibilização resulta, em boa parte, do facto de este ser um dos temas abordados no currículo.

A responsável da LPPS sustenta ainda que esta campanha tem permitido verificar que apesar de praticarem exercício físico, os nossos alunos “não têm uma boa alimentação” e que através do cálculo da IMC tem registado alunos que apresentam índices de pré-obesidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário