quarta-feira, 28 de abril de 2010

Palestra sobre Ambiente

"Palestra organizada pelo Clube do Tempo em Palmeira no dia 28 de Abril e que contou com o Professor da UM, Senentxu Lanceros-Mendez, do Departamento de Física, com o tema Das Necessidade Energéticas aos Problemas Ambientais: onde estamos e para onde caminhamos."


Mais fotos

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Palestra "Os Perigos da Internet"

Clicar na imagem para ampliar

A segurança das crianças e jovens na Internet é hoje alvo de atenção de famílias, escolas e comunidades.

Em todo o mundo existem milhões de servidores de Internet. E conectados a eles encontram-se milhares e milhares de pessoas, de todo tipo e de todas as idades. Pessoas normais e pessoas interessantes, mas também algumas mentes mais retorcidas.

Neste universo ainda há quem circule um pouco às cegas, pois é um meio anónimo em que não se vê nem caras nem corações. É neste mundo que proliferam vírus e artimanhas concebidas para paralisar os computadores ou para tirar partido deles sem que se saiba.

Mas decidir pura e simplesmente prescindir do acesso à Internet, por medo ou precaução, é inútil e errado. A criança ou jovem seguramente irá fazê-lo quando for a casa de um amigo ou a um cibercafé.

Desenvolver uma cultura familiar para a utilização do computador e da Internet é o melhor caminho para uma utilização segura. É o que se pretende com esta actividade que se apresenta em anexo.

7 de Maio às 20h30min

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Comemoração do 25 de Abril de 1974

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas organizou no dia 23 de Abril actividades alusivas à data: Canções alusivas à data, um documentário, uma palestra e outras actividades.




O Departamento agradece a colaboração do Departamento de Expressões.

O Coordenador de Departamento

Mais fotos

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Visita de Estudo CEF's

No passado dia 21 de Abril de 2010 realizou-se uma visita de estudo com todos os alunos das turmas CEF. Esta visita incluiu um circuito pelo centro histórico de Ponte de Lima, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Mundo Actual; uma visita à Escola Profissional de Ponte de Lima, inserida nas actividades de Orientação Escolar e Profissional do Serviço de Psicologia e Orientação da Escola, e por último, a participação em diversas actividades radicais no Aventura Parque no âmbito das disciplina de Educação Física.
Mais fotos

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Problema Mensal - Matemática

ABRIL de 2010

Numa turma há 12 alunos com cacifos numerados de 1 a 12.

Todos os cacifos se encontram fechados.

Chegou o 1.º aluno e abre todos os cacifos.

O 2.º aluno fecha todos os cacifos pares.

O 3.º aluno troca o "estado" de todos os cacifos múltiplos de três (se está fechado abre-o, se está aberto fecha-o).

O 4.º aluno troca o estado dos cacifos cujo número é múltiplo de quatro e assim sucessivamente.

Quantos cacifos ficarão abertos depois do 12.º mudar o "estado" do 12.º cacifo?


BOA SORTE!

sábado, 17 de abril de 2010

Colégio João Paulo II na BE de Dume

Na Biblioteca de Dume, os alunos do 2.º ano do Colégio João Paulo II cantam a "Canção da Primavera".
Para ver as fotos e os vídeos clique AQUI

sábado, 10 de abril de 2010

Festa de final do 2.º Período

No dia 26 de Março a EB1 de Eira Velha organizou um dia diferente para assinalar o final do segundo período.
Houve tempo para apresentar uma dramatização preparada pelas crianças que frequentam o prolongamento no período da manhã, orientados pela Auxiliar de Acção Educativa, Luísa Fernandes. Foi um momento divertido e criativo. Assim, as crianças mostram os seus dotes, experimentam outras formas de expressão e revelam que adoram caracterizar-se!
Organizou uma caça aos ovos, de chocolate, escondidos no recreio da escola. As crianças adoram esta actividade! Não se cansam de correr e tentar descobrir os ovos escondidos!





HIGIENE CORPORAL E PARASITAS


No dia 19 de Março o Jardim-de-infância e a EB1 de Eira Velha tiveram mais um palestra, organizada e dinamizada pela farmácia de Adaúfe, sobre o tema. "Higiene Corporal e Parasitas".
Foi muito interessante, as crianças estiveram atentas e mostraram que tinham assimilado a mensagem através das questões que colocaram e pelos trabalhos que, posteriormente, realizaram.
Agradecemos à Farmácia esta colaboração tão proveitosa para o enriquecimento das crianças.