quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Associações de Pais, nossos «parceiros de viagem»

Postamos texto publicado no jornal “Correio do Minho”.
Ontem, os directores dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Braga realizaram mais uma reunião de trabalho conjunta. Integrou a ordem de trabalhos a articulação com a Federação de Pais (FAP – Braga) e a Avaliação do Desempenho Docente (ADD).
Na primeira parte desta reunião, a Vereadora da Educação, Dr.ª Palmeira Maciel, os directores e o presidente da Federação de Pais analisaram possíveis entropias na comunicação entre Pais, Agrupamentos e Autarquia. Com vista a melhorar a articulação entre todos os intervenientes, reflectiram-se sobre alguns procedimentos a seguir e agradeceu-se ao presidente a disponibilidade da FAP para colaborar com todos os Agrupamentos do concelho de Braga.
Integra a direcção da FAP, na qualidade de vice-presidente, o senhor José Lopes, presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Palmeira, cuja instituição, pelas suas boas práticas, tem realizado neste Agrupamento um trabalho digno de realce.
Eleito para presidente no ano 2000, o senhor José Lopes e a sua equipa imprimiram um invulgar dinamismo à Associação de Pais deste Agrupamento. Ao longo do primeiro mandato, realizaram melhorias significativas na sua sede, dotando, nomeadamente, com ar condicionado o velho edifício de madeira. Em Julho de 2001, construíram as suas novas as instalações, investindo nesta nova infra-estrutura cerca de 40.000 euros. Em Novembro do mesmo ano, o ATL deixou de vez a sala 0.1 e começou a funcionar nas actuais instalações.
Para além da construção do actual pavilhão, passando a nova sede a dispor de casas de banho e do dobro da área da anterior, adquiriram mobiliário novo e foram renovando, regularmente, o equipamento informático.

Há cerca de três anos, a Associação de Pais criou nas suas instalações uma Sala de Estudo, uma Sala de Internet, disponibilizou uma pequena sala de convívio com TV, leitor de DVD, aparelhagem de música, poufs, sofá, entre outros.
Actualmente, todo o espaço da sua sede está isolado, dispondo de tecto falso e de janelas abertas para o exterior. Conta com 8 computadores ligados à internet, com impressoras, com fotocopiadoras e com wireless. As obras e as benfeitorias realizadas até à presente data, e não foram poucas, cifram-se num investimento que deve rondar os 250.000 €.
Mas na história recente desta Associação merece especial destaque o dia 5 de Maio de 2009 por corresponder à data em que a Associação de Pais de Palmeira passou a ser, definitivamente, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Sabemos que este processo, além de burocrático, não foi fácil de levar a bom porto. Contudo, a direcção da Associação de Pais conseguiu provar a valia deste projecto e a necessidade do mesmo para toda a comunidade do nosso Agrupamento.
Com três animadoras socioculturais e uma funcionária auxiliar, o ATL da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Palmeira prevê no seu orçamento para o ano de 2011 cerca de 78.000 €.
É de salientar que esta Associação faz uma oferta diversificada de actividades das quais destaco, entre outras, a colónia de férias, a festa de encerramento do ano lectivo e a participação na Braga Romana.
É de salientar, ainda, que ao longo de muitos anos os nossos alunos beneficiaram do Serviço de Psicologia e Orientação disponibilizado pela Associação de Pais.
Entretanto, agradeço à Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Palmeira o apoio constante à requalificação da Escola EB 2,3, nomeadamente o apoio à melhoria dos diversos espaços escolares. Agradeço, ainda, o apoio financeiro dado às actividades promovidas pelo Agrupamento e, em particular, o apoio dado ao grupo de precursão TAMBOMBO, ao Jornal “Sabichão” e às visitas de estudo.
Agradeço, também, a melhoria do funcionamento do ATL, que passou a disponibilizar o serviço de refeições nas pausas lectivas, o que permitiu prestar um serviço de maior qualidade aos nossos alunos e consequentemente aos Pais e à Escola.
Agradeço à direcção da Associação de Pais e, em particular, ao seu presidente, nossos “parceiros de viagem”, todo o trabalho desenvolvido em prol dos nossos alunos, bem como a relação cordial, leal e frontal que se tem pautando pela estreita cooperação e colaboração, mas norteada pela defesa dos superiores interesses dos alunos.
Um enorme bem-haja à Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Palmeira!
José Guimarães Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário