sábado, 9 de abril de 2011

Ida ao Gerês – 9ºC e Operador de Informática

O conceito de um ensino centrado no aluno não é mais uma novidade na nossa realidade educativa. É para os alunos que os professores consertam e definem um conjunto de estratégias e actividades que sejam significativas para eles, de modo a constituírem um alicerce seguro na sua formação, enquanto alunos e futuros cidadãos. Neste sentido, a escola deve assegurar a todos, sem excepção, um ensino de qualidade, centrado em actividades inovadoras e transmissoras de conhecimentos transversais, sem esquecer o sentido de responsabilidade, cooperação e entreajuda, princípios que devem ser veiculados e desenvolvidos como factores imprescindíveis na formação do indivíduo. Foi neste sentido que os professores desta escola prepararam, conjuntamente com os alunos, a actividade “Exploração da Natureza” (Peddy Papper), realizada no dia 02 de Abril.

Esta actividade contou, para além de alunos e professores, com a presença do Director da Escola, José Antunes, e com a companhia do Presidente da Associação de Pais, Sr. António Lopes, que partilhou com os restantes um dia magnífico. Este último, veio em representação de todos os pais/ Encarregados de Educação deste Agrupamento, reforçando a importância da presença dos mesmos na dinâmica do processo de ensino/aprendizagem dos discentes.

Quem melhor do que eles para descreverem como decorreu a actividade mencionada supra, e os sentimentos que os invadiram, por dentro, e por fora. Por isso, eis as opiniões que se seguem:

Na nossa opinião a visita foi bastante interessante. Subir a Fenda da Calcedónia foi uma aventura única e inesquecível! Foi um dia repleto de bom humor, exercício físico e camaradagem que nunca iremos esquecer. Esta visita não serviu apenas para subirmos a fenda, mas sim para aplicarmos os conhecimentos adquiridos no 2º Período e ainda para melhorarmos o espírito de grupo. Conseguimos criar laços de amizade e de entreajuda. Este passeio só foi possível graças ao professor Manuel Macedo e à professora Ana Paula que nos proporcionaram um dia em grande. A eles, um obrigado! O professor Manuel foi incansável, ajudou-nos a ultrapassar os obstáculos, deu-nos força para continuarmos em frente e coragem para não desistirmos. Também queremos agradecer aos outros professores que nos acompanharam neste dia! Neste dia sentimo-nos em “família” e ajudou a quebrar aquela “barreira” que existe entre aluno e professor. Tivemos um dia em festa e patinhamo-lo com a natureza! Para nós esta visita foi sem dúvida a melhor das melhores e que nos vai ficar sempre na memória.

Sara Gonçalves, Nº21 9ºC e Sara Silva, Nº22 9ºC

A experiência de ir ao Gerês foi absolutamente espectacular. A subida da fenda da Calcedónia foi muito divertida, desenvolvemos mais o nosso companheirismo, a cooperação entre todos e, acima de tudo, o trabalho em equipa que é muito importante. Lá no cimo vimos paisagens lindíssimas e as maravilhas que a natureza nos proporciona. Na parte da tarde foi só para a "risota", sentimo-nos todos entre amigos, nem parecia que estávamos entre professores e alunos. Sem dúvida que é uma experiência para repetir, foi o melhor passeio algumas vez feito na E.B 2/3 de Palmeira, e é claro que nos motivou mais para a escola. Para terminar, não podemos deixar de referir a ajuda que nos foi dada pelos professores que nos acompanharam, sem eles não teríamos conseguido, principalmente o "professor Manuel" que foi brutal.

Ângela e Vanessa, Nº4 e Nº26 9ºC

Penso que a visita de estudo realizada no dia 2 de Abril, ao Gerês foi muito divertida e bastante interessante.

Acho que este tipo de visitas de estudo deveriam continuar a realizar-se para nos divertir e para conhecer coisas novas, pois não é só na escola que aprendemos.

Adorei este dia, foi magnífico.

Marta Duarte, Nº14 9ºC

Na minha opinião a actividade em questão revelou bastante interesse em ser realizada por parte dos alunos. Foi, sem dúvida, um dia diferente dos outros; uma experiência nova para muitos e, acima de tudo, interessante. Serviu, entre muitas outras coisas, para convivermos uns com os outros e também para melhorar a relação entre professores e alunos. No decorrer da actividade pôde observar-se a grande inter-ajuda que houve entre todos os que estiveram presentes, como também o apoio, a “força” e o espírito de grupo. Todos estes parâmetros fizeram com que esta actividade superasse as expectativas de qualquer um. Acho que visitas de estudo como esta deveriam ser realizadas com maior frequência, pois isso faria com que as turmas fossem mais unidas, com que se criassem maiores e melhores laços de amizade entre todos, e ainda motivaria os alunos. Gostei do dia, sobretudo da parte de subir a Fenda da Calcedónia, talvez por ter sido ai onde houve uma maior união por parte dos presentes.

Mariana Lourenço, Nº 11 9ºC

A ida ao Gerês foi uma experiência bastante enriquecedora para mim.
Foi um convívio entre alunos e adultos muito interessante. Gostei imenso de interagir com a natureza, foi uma experiência que nunca tinha realizado, por isso a tornou mais emotiva.
O mais importante desta caminhada foi o espírito de entreajuda criado entre o grupo.
É de certeza uma actividade para um dia repetir.

Isabel Alves, Nº10 9ºC

02.04.2011, foi um dos melhores dias da minha vida, diria até um dia inesquecível.

Foi um dia divertidíssimo, e ao fazer uma escalada como a que fizemos, e sendo a minha primeira vez, causou-me uma enorme adrenalina, que mais tarde recordarei com alegria.

Miguel Costa , Nº15 9ºC

Eu gostei bastante da visita ao Geres, posso dizer que foi dos melhores dias de sempre. Uma das minhas partes preferidas foi a da travessia da fenda da calcedónia e no final da fenda ver aquela paisagem lindíssima ao longe, foi das coisas mais belas que vi.

José Luís, Nº 12 9ºC

No passado dia 2 de Abril fomos ao Gerês, em conjunto com a turma dos Operadores de Informática. Esta caminhada contribuiu para criar um espírito de equipa entre todos.

A passagem da fenda foi um exemplo dessa interajuda entre alunos e outros membros da comunidade educativa.

Houve ainda muito convívio na parte da tarde, onde o almoço partilhado e as actividades realizadas promoveram uma ampliação das amizades.

É sem dúvida uma actividade para repetir!

Ana Cristina Correia Dias, N.º 1 9ºC

Na minha opinião, a visita realizada ao Gerês foi muito divertida, bem organizada e bastante satisfatória.

Com a caminhada, pelos trilhos e pela fenda da calcedónia fomentou-se muito a cooperação entre os colegas e o reforço dos laços de amizade.

Ao almoço, houve uma enorme partilha de comida, o que me admirou muito.

À tarde, não fizemos o que estava destinado, mas passámos bem a tarde com as soluções que encontrámos.

Como conclusão, acho que este tipo de actividades devia ser repetido. E fico á espera disso no 3º período.

Pedro Teixeira, Nº 16 9ºC

No dia 2 de Abril, fomos com a turma de OI ao Gerês.

Eu diverti-me muito com todas as actividades realizadas, senti que durante a subida da fenda ouve um grande trabalho de equipa, o que facilitou a subida. De tarde passámos um bom tempo, alguns a jogar futebol (eu por exemplo), outros jogaram voleibol, e também houve quem jogasse às cartas.

Diverti-me mesmo muito e acho que é um dia que me vai ficar na memória durante muito tempo.

André Diogo da Silva Vieira, Nº2 9ºC

Eu acho que a visita ao Geres foi muito educativa e cansativa. Eu adorei subir a fenda. A pior parte foi conseguir com que o Sr. Lopes (Presidente da Associação de Pais) subisse, mas de resto foi altamente. Também foi pena não termos feito slide.

André Arantes , Nº3 9ºC

Eu acho, que esta actividade, foi muito divertida. Para mim foi a melhor actividade que a escola realizou.

Esta actividade não serviu só para nos divertir, mas também nos fez sentir mais à vontade com os professores.

Eu gostei desta actividade devido à mistura de sensações que senti.

Bruno Sousa, Nº 4 9ºC

Eu acho que a caminhada ao Gerês promoveu uma grande oportunidade de interacção com a natureza e um espírito de equipa, com muita inter-ajuda por parta da minha turma. Foi uma grande oportunidade, diria antes, uma oportunidade quase única.

João Paulo Campos Cunha, Nº11 e Ricardo José Oliveira Veloso, Nº19 9ºC

Eu na minha opinião gostei de ir à visita no Gerês.

Acho que houve uma grande ajuda entre os alunos e membros da comunidade educativa. Juntos fomos muito corajosos, e organizados.

Ricardo Carvalho, Nº 18 9ºC

Eu não participei na actividade mas, por um lado, não me arrependo porque tive futebol e é tudo para mim o desporto. Por outro lado, arrependo-me porque pareceu muito divertido.

Tiago Soares , Nº24 9ºC

Foi a melhor visita de estudo que tivemos até hoje. Foi uma viagem inesquecível, e um desafio nunca proposto.
Adorámos, principalmente fazer a fenda. Nunca pensamos superar aqueles obstáculos.
O almoço mostrou a união que temos uns com os outros, e, dentro da gruta, foi espectacular, e a entreajuda de todos contribuiu para o sucesso da visita.
Claro que a visita teve os seus defeitos, como não fazer “Rappel”. Ficámos um pouco tristes, mas compreendemos os motivos pelos quais não o fizemos.
No global, foi uma experiência inesquecível, e gostaríamos de repetir esta aventura.

Tiago Torres nº25 e Sergyi Talko nº23 9ºC

Nós os dois decidimos escrever juntos pois tivemos as mesmas emoções acerca da ida ao Gerês.
A adrenalina, a emoção, a alegria e o gosto que tivemos em estar em contacto com a natureza.
Quando subimos a fenda reparámos que tanto a nossa turma como a que nos acompanhou (Operadores de Informática) revelou imensa entreajuda.
Foi um dia maravilhoso. Completamente excelente, e temos grandes esperanças de repetir!


Cláudia nº: 9 e Pedro nº: 16 9ºC

Eu acho que o passeio ao Gerês foi muito entusiasmante, uma experiência única, divertida, houve uma grande cooperação entre todos os participantes. Se tiver oportunidade gostava de repetir esta aventura com os meus colegas…

Rui Miguel Silva, Nº20 9ºC

Na minha opinião, a caminhada no Gerês despertou em todos nós um espírito de equipa que até hoje desconhecíamos. Principalmente quando nos tivemos que ajudar uns aos outros para subir a Fenda da Calcedónia. Apesar de não termos feito slide, penso que todos nos divertimos e acho que devíamos repetir.

Carlos Filipe, Nº7 9ºC

Gostei muito de participar nesta actividade. Foi muito interessante, neste passeio houve muito espírito de grupo, ou seja nós ajudamo-nos muito uns aos outros, por isso acho que se deveria repetir este passeio pois unem a turma.

Catarina Coelho, Nº8 9ºC

Eu gostei bastante da visita ao Geres, posso dizer que foi dos melhores dias de sempre. Uma das minhas partes preferidas foi a da travessia da fenda da calcedónia e no final da fenda ver aquela paisagem lindíssima ao longe, foi das coisas mais belas que vi.

José luís Barbosa, Nº 12 9ºC

No sábado dia 2 de Abril, não foi a minha maior aventura, mas sim gostei do dia.
Foi divertido, mas complicado de subir a fenda, pois era difícil e tínhamos de nos ajudar uns aos outros para não haver acidentes.
Foi um dia excitante e arriscado, mas que voltava a repetir.

Bruno Maciel nº6 9ºC

Depois de uma longa caminhada, tive a oportunidade de conhecer melhor a natureza, conhecer os lugares mais belos, ter a liberdade de ver e sentir a pura curiosidade de querer conhecer esses lugares onde nos sentimos livres. Foi no Sábado, dia 02 de Abril, que começou o meu dia, e muito bem! Pude sentir fortes emoções, fiz uma longa caminhada, ultrapassei obstáculos que nunca pensei conseguir, vi coisas que nunca antes tinha visto, senti cansaço e ao mesmo tempo senti a sensação espectacular de conseguir subir uma fenda tão difícil, como é a Fenda da Calcedónia.

Sara Carvalho, Nº17 OI

Gostei muito da visita ao Gerês, porque toda a gente se divertiu e eu ainda mais. Adorei estar em contacto com a mãe natureza e ter conseguido subir a Fenda da Calcedónia. ADOREI!!

Francisco Rodrigues, Nº 5 OI

Foi um dia espectacular, também uma experiência única, vivida com os meus colegas. Com esta actividade ao ar livre, tive a oportunidade de conhecer a Fenda da Calcedónia, que é um pouco perigosa, mas por isso é que tem interesse.

Natália Miranda, Nº11 OI

Eu gostei desta actividade, porque foi uma experiência nova para mim. Convivi com colegas de outra turma, vivemos momentos radicais ao ar livre. Toda a gente gostou desta actividade e eu acho que devia ser repetida mais vezes.

Sandrina Pereira, Nº15 OI

Na actividade ao Gerês descobri melhor a natureza. Gostei da subida à Fenda da Calcedónia, apesar de ter tido algum medo, porque as pedras estavam muito escorregadias. Quando cheguei lá acima vi aquela paisagem maravilhosa e senti-me feliz por estar ali e por ter conseguido! ADOREI!!!

Helena Tinoco, Nº10 OI


Sem comentários:

Enviar um comentário