quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Visita de estudo ao Museu Romântico e Museu da Alfândega


No dia 23 de Novembro os alunos das turmas A, B, C, D e E, do 9.º Ano, no âmbito da disciplina de História, participaram numa visita de estudo ao Museu Romântico e ao Museu da Alfândega, no Porto. Foram acompanhados pelos professores Maria Elvira Teixeira, Regina Parente, Lúcia Dourado, Lurdes Rocha, Anabela Pimenta, Paula Teixeira, Teresa Pipa e José Manuel Ramôa.
Os alunos tiveram oportunidade de visitar uma residência burguesa do século XIX, apreciando os seus diferentes espaços, mobiliário, peças decorativas, objectos pessoais…, permitindo à imaginação recriar momentos e vivências de uma época que esta casa museu conseguiu romanticamente perpetuar.
No edifício da Alfândega, após percorrerem uma série de pequenos ambientes que ilustraram, ao longo do século XX, uma interessante exposição relativa à evolução dos meios de comunicação de massas, em ambiente familiar, puderam vivenciar um singular momento de televisão. Concretizando uma experiência de comunicação, interpretaram diferentes papeis como apresentadores, operadores de câmara, técnicos da regy ou meros convidados, para idealizarem e editarem um programa televisivo, que pode ser visualizado no canal exclusivo da Escola E.B. 2/3 de Palmeira.
Numa nova etapa, encarando com coragem um novo desafio, vestiram com bravura a “bata dos jovens cientistas” para descodificar numa empolgante atividade laboratorial, a extracção do ADN da banana. Estamos certos de que esta visita de estudo foi, sem dúvida alguma, uma oportunidade de consolidação de aprendizagens e um exemplo de cidadania, partilha e convívio, uma experiência que decerto ficará registada na memória dos nossos alunos.
Pretendemos partilhar esses momentos com a comunidade escolar, pelo que deixamos este pequeno apontamento e algumas imagens captadas pelas objetivas de alguns participantes.
Em jeito de conclusão, não podemos deixar de expressar:

-Os parabéns aos nossos alunos pelo empenho, participação adequada e excelente comportamento com que honraram o bom nome da escola.
-Um agradecimento especial, aos professores que os acompanharam, pois sem a sua disponibilidade, solicitude, simpatia e camaradagem, não teria sido possível a concretização deste projecto.
-Por fim, uma palavra de apreço aos encarregados de educação e a todos aqueles que de uma forma direta ou indireta contribuíram para o êxito da atividade.
A todos, um muito obrigado.
O grupo disciplinar de História.

1 comentário: