sábado, 24 de março de 2012

Encontro com o escritor António Mota

Os alunos da turma C, do 9.º ano, tiveram um emocionante e inesquecível encontro com o escritor António Mota, na biblioteca da nossa escola, no dia 8 de março de 2012.
Com uma admirável simpatia, simplicidade e boa disposição, imediatamente nos cativou e transportou para o imaginário das suas obras e para o prazer da leitura.
Foi gratificante ver o envolvimento e o entusiasmo demonstrados pelos nossos alunos na preparação e dinamização do evento e, particularmente, na vivência deste momento genuíno.
A António Mota o nosso muito obrigado pela sua presença, pelas suas palavras, pela sua autenticidade! À biblioteca escolar, sobretudo ao seu coordenador Paulo Reis, o nosso agradecimento por nos ter proporcionado estes breves, mas marcantes, instantes!
Deixamos aqui alguns registos que constituem verdadeiros testemunhos desse encontro singular que, certamente, ficará gravado na memória de todos, ou de quase todos!
Maria Elvira Teixeira

"Começamos por dizer que gostámos muito! Sim, esta simples frase reflete a agradável tarde que passámos durante a visita de António Mota à nossa escola.
O escritor António Mota tem uma enorme capacidade de criar ligações com cada um de nós e de nos fazer sentir compreendidos. Contando peripécias da sua vida, experiências passadas, com toda a simplicidade e sinceridade que possuiu, conseguiu cativar-nos logo desde os primeiros momentos.
Desde leituras expressivas a pequenos teatros, retirados de excertos das suas obras, tudo se uniu para a criação de uma tarde muito animada e uma experiência que, com certeza, nunca iremos esquecer.
Bruno Silva, Carla Carvalho, Raphael Oliveira e Tiago Costa

Foi na tarde do dia 8 de março que o escritor António Mota veio à Biblioteca da nossa escola. Quando chegou, foi recebido com enorme entusiasmo pelas anfitriãs, Carla e Beatriz. A empatia com os alunos surgiu espontaneamente.
Inicialmente foi lida uma pequena biografia do autor. Cada turma apresentou uma pequena atividade relacionada com os seus livros e António Mota, mostrou-se sempre muito entusiasmo e interesse. Ao longo da sessão, foram surgindo várias perguntas, dos alunos presentes, às quais o escritor respondeu prontamente e com clareza.
No final, a escola ofereceu uma lembrança ao autor, seguindo-se uma sessão de autógrafos.
Foi um encontro que superou as nossas expectativas!
Ana Beatriz, Ana Rita Martins, Ângela e Maria João

No encontro com o escritor António Mota, apreciámos os seguintes aspetos:
1. aprendemos o quão bom é a leitura;
2. reparámos o quanto animado é António Mota;
3. ficámos a saber mais sobre a vida deste autor;
4. conhecemos mais obras suas;
5. apreciámos o jeito que tem para representar/ler as suas obras (parte cómica da atividade foi quando António Mota leu um excerto da sua obra "Fora de Serviço");
Nós apreciámos esta fantástica hora e meia que, apesar de pequena, deu para conhecer António Mota.
Hugo Mendes e Tiago Mendes

Não foi a primeira vez que vi ou ouvi um escritor, mas posso assegurar que foi a primeira vez que me ri tanto com um. A forma de ele conviver com os jovens, com as pessoas, é algo de fascinante. António Mota chegou a um local desconhecido e moldou-se completamente àquele local, àquele público. Agradou-se a forma verdadeira como ele parecia responder às perguntas, a sinceridade que lhe saía das palavras.
Gostei bastante da sua leitura, foi mesmo como se estivesse lá dentro, como se ele fosse as próprias personagens e é verdade, ele é todas aquelas personagens, é todos aqueles nomes...! Na realidade ele é todas as histórias, ele é um grande livro!
Cristiana

Era dia da Mulher, 8 de março de 2012, e a tão esperada visita de António Mota à nossa escola aconteceu!
Para nossa surpresa, António Mota revelou-se um comediante, o que tornou a sua visita bem mais atrativa. (...)
Adorámos a experiência e só esperamos que o seu próximo livro surja rapidamente.
Ana Daniela, Ana Filipa, Magda e Vanessa

(...) O escritor, no fim, disse uma frase que ficará sempre na nossa cabeça "ler não engorda" e despediu-se de nós!
Nuno Pinheiro

Ontem tivemos o prazer de conversar com o escrito António Mota. Na nossa opinião foi divertido e gratificante. Quando entrou na biblioteca, causou boa impressão sobre a sua personalidade, o que nos deu logo um certo à vontade.
Após uma breve descrição da sua vida pessoal e profissional, cada turma começou a "representar" o que tinha preparado para aquele dia. O escritor deu-nos, também, o privilégio de responder às nossas questões. Falou-nos das suas fontes de inspiração e do quanto gosta de escrever.
Terminou a visita com uma frase simples mas verdadeira, que ninguém deve esquecer: !ler não engorda".
Depois de uma sessão de autógrafos, eu, Sara, pedi-lhe um conselho para me ajudar na publicação de um livro. Falou-me com sinceridade e ajudou-me a perceber o mundo que nos rodeia. Irei guardar todas as suas palavras.
Ana Rita e Sara

Gostei muito da sua personalidade, da sua disposição. (...) Foi inspirador.
Miguel Coelho

A atividade com o escritor António Mota começou
Na nossa biblioteca escolar.
Tivemos a oportunidade de o conhecer
O que nos deu muito prazer.
Nos livros que escreveu
Imaginação não lhe faltava.
O melhor deste dia foi a alegria!

Muitas histórias contou
O seu passado, o seu presente e o futuro que virá.
Também falou das suas obras;
A sua visita à nossas escola na nossa memória ficará.

António Mota é um grande escritor. Foi com muito gosto que conhecemos este admirável senhor. Esperamos que continue a escrever as suas belíssimas histórias que tanto prazer nos dá ler e que nunca esqueça da sua passagem por uma escola que o adorou conhecer.
Álvaro, Margarida, Diogo e Rafaela

No dia 8 de março, o escritor António Mota, fez uma visita à escola básica de Palmeira onde teve uma conversa com os alunos sobre a sua obra e a importância da leitura. (...)
Por fim, elogiou os alunos que estavam na atividade, dizendo que tomara ele que todas as entrevistas em que esteve presente, tivessem sido assim.
Nuno, Miguel Ângelo e Hugo Borges


















Sem comentários:

Enviar um comentário