segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Parlamento dos Jovens


A Escola aderiu ao programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do 2.º e do 3.º Ciclos do ensino básico e secundário.

Esta iniciativa tem, entre outros, os seguintes objetivos:

·         Incentivar o interesse dos jovens pela participação na vida cívica e política;
·         Desenvolver a capacidade de argumentação na defesa de ideias com tolerância e respeito pela escolha da maioria.

O referido programa desenvolve-se ao longo do ano letivo, em três fases.

A primeira fase do programa decorre na Escola, de acordo com o calendário definido na tabela seguinte.


Apresentação de Candidaturas em listas -

 15 de novembro de 2013
Debate
 16 de dezembro de 2013
Campanha eleitoral
De 6  a  10 de janeiro de 2014
Eleições para a Sessão Escolar
14 de janeiro de 2014
Sessão Escolar
20 de janeiro de 2014

Nesta primeira fase de campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens, os interessados devem apresentar as listas de candidatura até ao dia 15 de novembro. Podem formar lista os alunos do 3.º ciclo. Estas devem integrar 10 elementos efetivos (candidatos a deputados) e apresentar até três medidas de intervenção no âmbito do tema “ Drogas- Evitar e Enfrentar as Dependências”

No dia 16 de dezembro, terá lugar uma sessão pública, na escola, para debater o tema. Após a campanha eleitoral, realizar-se-ão as eleições para a Sessão Escolar, onde serão eleitos os deputados que representarão a escola na Sessão Regional.

Todos os alunos do 2.º e do 3.ºciclos têm a qualidade de eleitores devidamente “recenseados” na Escola E.B. 2/3 de Palmeira, pelo que devem participar com civismo nas eleições marcadas para o dia 14 de Janeiro de 2014, para eleger os Jovens candidatos à “Assembleia Jovem da República”. No ato da eleição, devem apresentar o cartão de estudante.

Votar – um direito, um dever cívico. Participa!


Sem comentários:

Enviar um comentário