sábado, 5 de abril de 2014

Cantou, contou e encantou!

No passado dia 1 de abril, alguns alunos do 7.º ano, tiveram um emocionante encontro com um genuíno contador de histórias, o professor António Castanheira. Ao som da sua guitarra e da sua flauta, folheando páginas de livros ou simplesmente evocando a sua memória, o professor Castanheira cantou, contou e encantou!
A sua presença, as suas palavras, a sua voz, os seus gestos, as suas melodias, despertaram os nossos sentidos e transportaram-nos para um mundo de fantasia, fazendo voar a nossa imaginação.
Na impossibilidade de reproduzir a autenticidade do momento, deixamos aqui alguns registos que constituem verdadeiros testemunhos desse encontro singular que, certamente, ficará gravado na memória de todos, ou de quase todos!

Ao professor António Castanheira, o nosso muito obrigado!
Ao professor Paulo Reis, o nosso agradecimento por nos ter proporcionado este singular evento!

A professora de História - Maria Elvira Teixeira


No dia 1 de abril, alguém nos fez rir,
Com as suas histórias e canções,
De princesas e aldrabões.

Flauta e guitarra nos tocou,
Mostrou-nos o outro lado da música,
Que nos encantou.

Não sabemos como lhe chamar:
Cantor, escritor ou talvez professor!
Um pouco de tudo já fez,
Neste mundo tão português.
Um pouco de tudo, talvez!

Muito obrigada pela sua presença,
Pela sua atenção e dedicação.
Uma “manta de dez pontas”,
Lhe enviamos para mostrar a nossa Gratidão!

As alunas do 7.º F
Francisca Correia   
Inês Gomes              
Lara Da Silva
Liliana Ferrete       


Professor António Castanheira

Agradecemos-lhe por ter estado connosco e nos ter mostrado que, com a imaginação, podemos fazer tudo aquilo que desejamos e alcançar tudo aquilo com que sempre sonhamos. Cada palavra que dizia, fazia-nos ansiar mais pela magia da outra que vinha a seguir.

            Gostámos de tudo aquilo que nos contou, que nos tocou e que nos cantou! Cada vez que cantava uma canção, a alegria que sentíamos não tinha explicação. Conseguiu encantar-nos com todas as suas histórias sobre reis, princesas e … piolhos!
            Gostámos muito da sua visita e esperamos ansiosamente que se repita!

As alunas do 7º F
Alexandra
Ana Gomes
Francisca Oliveira    


Olá! Sou a Sara e estou aqui para vos falar sobre a atividade da biblioteca escolar cujo nome é “Da Fonte Correm as Histórias”.
 Eu e a minha turma gostámos muito da atividade. Mas vocês devem estar a perguntar-se: “Mas porque é que vocês gostaram da atividade?” E a resposta a essa questão é: “Nós gostámos da atividade porque foi muito interessante, nunca tínhamos assistido a nada semelhante.
O professor Castanheira é mesmo bom a contar as histórias. Não se limita a contá-las, mas também as interpreta, canta-as…! Faz tudo para que nós nos possamos sentir dentro da história, para que a possamos viver também!
Conta histórias a miúdos e graúdos, grandes ou pequenos, velhos ou novos porque as histórias que ele conta fazem lembrar a nossa infância. Espero que quando tiverem oportunidade de ouvir o professor Castanheira, não percam a ocasião, pois será uma oportunidade que nunca mais esquecerão.

 
A aluna do 7.º E
Sara Daniela Ferreira Lopes 



Olá Professor Castanheira!

Somos quatro alunos do 7ºF que foram assistir à sua palestra na Biblioteca da nossa escola. Os nossos nomes são: André Leandro, Avelino Rodrigues, Bruna Pereira e Miguel Soares.

Gostaríamos muito de lhe agradecer a disponibilidade de ter comparecido no dia 1 de abril para nos contar histórias e pelo facto de ter sido uma sessão muito bonita.
Mais uma vez…. Um GRANDE E ENORME…   OBRIGADO!

Era uma vez um grande contador de histórias, cujo nome é “Professor” Castanheira.
O professor veio à nossa escola no dia 1 de abril de 2014, para nos contar algumas histórias com os seus livros e com a sua guitarra.
O Contador de Histórias falou-nos em cinco elementos indispensáveis na sua vida que o “seguem para quase todo o lado,”: dois que se vêem,  os livros e a sua guitarra (é o que o professor mais gosta de fazer nos seus tempos livres… ler e tocar guitarra), e três que não se vêem, a imaginação, a voz e a memória.
O professor Castanheira contou-nos quatro histórias: a dos “ratos” e a do “piolho” (as nossas favoritas), contadas através de livros, e duas outras, através da memória do Professor e, talvez, também da sua imaginação!
O professor também tocou guitarra e flauta e cantou-nos uma canção muito bonita ensinada por sua mãe quando era pequenino.
A “palestra” do professor, foi muito bonita e animada e ensinou-nos que os livros e a leitura não são assim tão aborrecidos como nós imaginamos.

Tal como o professor Castanheira que nos cantou uma canção, nós decidimos, não cantar, mas escrever-lhe uma. Esperamos que goste!

O professor chegou à escola,                       
E pegou na sua viola.

O professor chegou à escola,
E pegou na sua viola.
E riu e brincou sem parar…

O professor chegou à escola,
E pegou na sua viola.
E riu e brincou sem parar
E pegou nos livros para contar…

O professor chegou à escola,
E pegou na sua viola.
E riu e brincou sem parar
E pegou nos livros para contar
E pegou na guitarra para tocar…    

O professor chegou à escola
E pegou na sua viola.
E riu e brincou sem parar
E pegou nos livros para contar
E pegou na guitarra para tocar!
E ao professor agradecemos!
E ao professor agradecemos!
   
Mais uma vez um grande obrigado do fundo do nosso coração ao professor Castanheira. Boa sorte para o futuro e continue a animar as pessoas com as suas histórias fantásticas.

Os alunos do 7.º F
André Leandro
Avelino Rodrigues
Bruna Pereira
Miguel Soares

                   



























                                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário