sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Comemorações do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro)

Nova vida ao Monte Picoto


   Numa viagem ao monte Picoto no dia 21 de novembro, os alunos do PROSEPE da escola E B 2 e 3 de Palmeira, retiraram da viagem, a convivência entre professora e alunos; a reflorestação e limpeza do monte, e cultura geral adquirida.
    A aventura começou com um esclarecimento por parte de um Técnico da Câmara sobre o significado de “granadas de sementes”. Este termo corresponde a uma técnica que consiste em pegar numa semente de uma espécie autóctone, por exemplo uma bolota que, juntamente com leguminosas, são envolvidas por argila e solo em proporções iguais formando uma bola. Quando pronta, apenas resta lançar ao solo. As leguminosas desta bola, como boas fixadoras de azoto, permitem o desenvolvimento da espécie autóctone e a argila não permitirá, a descompactação do solo.
Além do lançamento das granadas de semente, foram disponibilizados pequenos carvalhos que foram plantados pelos alunos em diversos locais aconselhados por profissionais.
   Entre um longo dia de diversão de plantação e reflorestação, houve também atividade de limpeza. Os grupos de ajuda á floresta caminharam pela mata apanhando todo o tipo de objectos perturbantes ao meio.
   No fim do dia, o Monte Picoto ganhou uma nova vida, nova vegetação e uma profunda limpeza.
   A viagem foi também marcada pelo aparecimento de alunos e adultos do ensino especial, que foram sensibilizados para a preservação da floresta.
   Sendo este um acontecimento marcante na região o jornal “Diário” do Minho” chegou ao local e fez entrevistas, tirou fotos e recontou a experiência vivida. Para finalizar a viagem, foi oferecido lanche e bebida aos participantes que devoraram tudo pelo esforço dedicado.
   Os alunos da escola de Palmeira gostaram imenso desta experiência, pelo que consideram que a visita foi um sucesso!
Membro do Clube da Floresta “Os Palmeirinhas”
Daniel Rodrigues Horta






Sem comentários:

Enviar um comentário