quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A Saga de um Combatente – De Chaves a Copenhaga

No passado dia 9 de janeiro, alunos do 9.º ano, assistiram a uma sessão singular relacionada com a participação de Portugal na I Guerra Mundial, dinamizada pelo professor Gil Santos, autor  do livro De Chaves a Copenhaga – A Saga de um Combatente, tendo por base o diário do seu avô.
Após a visualização de um documentário sobre o tema, o orador surpreendeu a assistência trajado a rigor, como um combatente do CEP (Corpo Expedicionário Português) para nos relatar, na primeira pessoa, a “saga” do avô António Pereira dos Santos nas trincheiras lamacentas da Flandres e noutros cenários de guerra .
Gil Santos cativou a atenção e o interesse dos nossos alunos que, de forma exemplar, se associaram ao evento e entoaram o refrão do Fado do Soldado da Trincheira (de Fernando Farinha), tocado e cantado pelo autor.
De uma forma muito genuína, Gil Santos cumpriu, com o envolvimento dos nossos alunos, o que considera ser uma “missão” de cidadania e uma homenagem ao seu avô e aos milhares de homens que, na flor da idade, foram arrancados das suas famílias e das suas terras para combater e viver as agruras de uma guerra que não era sua e cuja causa desconheciam!
Sendo impossível recriar a autenticidade do momento, deixamos alguns registos que testemunham esse encontro que, certamente, ficará gravado na memória de todos os que o vivenciaram!
A Gil Santos, o nosso muito obrigado pela sua solicitude, pela sua presença, pela sua autenticidade, pela sua “missão”!
A todos quantos tornaram possível concretizar esta atividade, o nosso reconhecimento sincero!

A professora – Maria Elvira Teixeira



Em nossa opinião, a palestra a que assistimos sobre a I Guerra Mundial foi bastante interessante e apelativa. Gostámos, principalmente, da interação direta com o autor que foi bastante criativa.
Esta experiência foi muito marcante e queremos agradecer ao professor Gil Santos por nos ter disponibilizado um pouco do seu tempo para nos transmitir os seus conhecimentos sobre este assunto.

Alunos do 9.º C













Mais fotos

Sem comentários:

Enviar um comentário