terça-feira, 10 de março de 2015

Comemoração do Dia Nacional do Prosepe - 4 de março

Para comemorar o dia Nacional do Prosepe, o clube da Floresta “os Palmeirinhas” organizou, na semana de 2 a 6 de março, as seguintes atividades:

Dia 4 de março: Caminhada na Floresta e Olimpíadas da Floresta;
Dia 6 de março- Oficina de Reciclagem de papel no JI de Crespos.

"Caminhada na Floresta"

A turma E do sétimo ano participou, no dia 4 de março -Dia Nacional do Prosepe, numa caminhada na floresta numa zona limítrofe da escola. Durante essa caminhada, os alunos foram alertados para alguns aspetos positivos e negativos. Na zona florestal foi feita a referência a algumas das espécies arbóreas mais expressivas, como os, sobreiros, eucaliptos, carvalhos e pinheiros e às matérias-primas obtidas destas espécies, como por exemplo a cortiça; pasta do papel e a utilização de madeiras para diversos fins. Os alunos fizeram, ainda, observação de líquenes nas rochas e troncos das árvores e foi-lhes explicada a sua importância como "indicadores de alarme de contaminação ambiental". Um dos aspetos negativos observado na paisagem, foi a existência de lixeiras a céu aberto, fonte de contaminação do meio ambiente. Durante a caminhada os alunos também fizeram recolha de lixo, foram sensibilizados para a importância das nossas florestas e para a necessidade de as proteger, nomeadamente dos incêndios florestais, reforçando algumas das medidas que cada cidadão deve seguir para os evitar. No final da caminhada os 27 alunos do 7.º E, juntamente com mais 40 alunos do 3.º ciclo, participaram nas Olimpíadas da Floresta.

Classificação nas Olimpíadas da Floresta:

1.ª - Bruna Manuela Fernandes Barbosa do 9ºC, nº5
2.ª - Ana Cristina Silva Rocha do 9.ºC, nº 3
2.ª - Alexandra Silva Soares do 9.ºC, nº2

Nota:Todos os alunos que participaram receberam um certificado de participação.





Oficina de Reciclagem de papel


No dia 6 de março foi realizada, no JI de Crespos, uma oficina de reciclagem de papel. Esta oficina teve como principais objetivos sensibilizar as crianças para a importância da separação dos resíduos sólidos urbanos e da reciclagem do papel para a preservação das nossas florestas. Os alunos aprenderam todos os passos necessários para fazer a reciclagem de papel e puderam eles próprios participar na elaboração de papel reciclado. Foi uma atividade muito gratificante para as professoras Lurdes Pereira e Lúcia Dourado que dinamizaram esta atividade, uma vez que, as crianças estavam muito motivadas e demonstraram muito interesse, participando ativamente em todas as tarefas que lhes foram solicitadas.




A coordenadora do Clube da Floresta
Lurdes Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário