quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O exemplo bonito de um Jardim de Infância

Todos os dias recebemos muitas notícias. Todos os dias são várias as histórias que nos chegam das inúmeras freguesias do Minho. E, muitas vezes, são alguns os assuntos que dos quatro cantos do Mundo são descarregados nos nossos e-mails.
Ontem, na página 10 do ‘Correio do Minho’, a notícia de destaque foi o Carnaval do Jardim de Infância de Santa Lucrécia de Algeriz, Braga, que, com muito orgulho, pretenderam mostrar ao Mundo como foi animada e divertida a sua festa.
E esta notícia tem uma história interessante. Essa foi uma das razões pela qual a decidimos publicar e, por essa mesma razão, hoje lhe dedico esta página de opinião.
Contemos a história...
No passado dia 11 de Fevereiro, pela tarde, recebemos um e-mail do Jardim de Infância de Santa Lucrécia de Algeriz que achamos não tem palavras para o descrever a não ser lê-lo bem. E por isso aqui o transcrevemos:
“Olá boa tarde.
Somos os meninos do Jardim de Infância de Stª Lucrécia e lembramo-nos de vos contactar. Agora é tão fácil falar com todo o Mundo, e nós estamos tão despertos para todas estas novas descobertas que pensamos, pensamos, e decidimos que vocês seriam eleitos os primeiros.
Todos os dias, acordamos bombardeados com muitas informações e sabemos que as notícias fazem acordar as pessoas. Estamos por perto e não ficamos alheios por tanta curiosidade que sempre transportamos.
Gostávamos mais de saber que todos os dias são dias de felicidade para todas as pessoas, mas já percebemos que isso não acontece e temos muita pena...
Costumávamos ver as notícias escritas pelos vossos jornalistas, mas isso deixou de acontecer desde que a escola do 1.º ciclo encerrou.
Assim, recorremos a outros suportes de informação, como nos ensina a nossa professora, e olhamos as notícias pela televisão e pela internet.
Às segundas-feiras, alguns meninos trazem jornais que os pais compram no fim-de-semana e, por vezes, é o vosso ‘Correio do Minho’ que chega às nossas mãos e aos nossos olhares atentos sobre as imagens e as letras. Colocamos muitas dúvidas sobre tudo o que não conseguimos entender e pedimos respostas.
Tudo isto, para vos contar que somos meninos cheios de curiosidade em conhecer e aprender! Não tenham dúvidas!
Hoje, criámos um e-mail e decidimos contar-vos que apesar de estarmos um pouco distantes da cidade de Braga, estamos mesmo aqui!<> A nossa escola é linda e somos felizes aqui.
Neste momento, estamos a construir os fatos para o carnaval. Amanhã vai ser o nosso desfile pelas ruas da freguesia. Imaginam de que vamos vestidos?
Do Plano Nacional de Leitura, faz parte uma história que ouvimos pela voz da nossa professora e também no tempo em que estamos na sala da componente socioeducativa, contada pela Lola. Também já viemos ouvi-la pela voz do António Torrado e vimos a mesma história em power point no computador da nossa sala de actividades. É a história da ‘Galinha Ruiva’ que é muito bonita porque nos ensina que nunca devemos deixar de ajudar quem precisa.
Sobre ela, temos desenvolvido muitas actividades e até os nossos pais têm participado em algumas delas. Até uma tia que trouxe uma máquina de costura e veio costurar os fatos para o desfile de amanhã! É a tia Lurdes!
Gostávamos de vos enviar algumas fotos desses momentos. Podemos?
Não sabemos se esta é uma boa forma de nos darmos a conhecer, mas ficamos com vontade de vos contar estes pequenos segredos que, por estarmos a escassos quilómetros da cidade, por vezes parecem fazer com que as pessoas não saibam como é bonita a nossa freguesia e como aprendemos aqui nesta escola, juntamente com uma equipa educativa muito Amiga, coisas, muitas, muitas, muitas coisas, sobre muitas outras coisas!
Beijinhos para toda a vossa equipa e obrigada por lerem este nosso primeiro e-mail.
Bruna, Beatriz, Mafalda, Leonor, Jessica, Daniela, Margarida, Leandra, Tiago, Francisca, Bruno, Miguel, Renato, Ricardo, Diogo, Lara, Joana, Bruna Dias, Ana Beatriz e Diogo Rocha.
Pela equipa educativa: Ana Cristina, Cristina Manuela, Maria da Glória e Deolinda”.
Depois deste e-mail seguiram-se trocas de e-mails... A história terminou com a publicação do Carnaval e do conto da ‘Galinha Ruiva’ por parte dos alunos do Jardim de Infância de Santa Lucrécia de Algeriz.
Ou antes, só agora começou uma vez que bem perto do centro da cidade estas pequenas crianças viram uma janela abrir-se para o Mundo. E viram que está tudo ao alcance de um simples ‘clique’.
A todos eles só temos que agradecer porque são um exemplo para todos nós.
É que cartas (e-mails) como esta não se recebem todos os dias. Fiquem felizes porque já nos fizeram felizes e certamente o mesmo aconteceu já com muitos dos nossos leitores!
Paulo Monteiro
Jornal “Correio do Minho”, no dia 24 de Fevereiro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário