quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Exposição sobre Camões na Biblioteca

Está na Biblioteca da Escola de Palmeira uma exposição muito interessante sobre Camões.

Para saber mais consultar a página da biblioteca:

http://bibliotecapalmeira.wordpress.com/Os cursos EFAs também visitaram a exposição.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O exemplo bonito de um Jardim de Infância

Todos os dias recebemos muitas notícias. Todos os dias são várias as histórias que nos chegam das inúmeras freguesias do Minho. E, muitas vezes, são alguns os assuntos que dos quatro cantos do Mundo são descarregados nos nossos e-mails.
Ontem, na página 10 do ‘Correio do Minho’, a notícia de destaque foi o Carnaval do Jardim de Infância de Santa Lucrécia de Algeriz, Braga, que, com muito orgulho, pretenderam mostrar ao Mundo como foi animada e divertida a sua festa.
E esta notícia tem uma história interessante. Essa foi uma das razões pela qual a decidimos publicar e, por essa mesma razão, hoje lhe dedico esta página de opinião.
Contemos a história...
No passado dia 11 de Fevereiro, pela tarde, recebemos um e-mail do Jardim de Infância de Santa Lucrécia de Algeriz que achamos não tem palavras para o descrever a não ser lê-lo bem. E por isso aqui o transcrevemos:
“Olá boa tarde.
Somos os meninos do Jardim de Infância de Stª Lucrécia e lembramo-nos de vos contactar. Agora é tão fácil falar com todo o Mundo, e nós estamos tão despertos para todas estas novas descobertas que pensamos, pensamos, e decidimos que vocês seriam eleitos os primeiros.
Todos os dias, acordamos bombardeados com muitas informações e sabemos que as notícias fazem acordar as pessoas. Estamos por perto e não ficamos alheios por tanta curiosidade que sempre transportamos.
Gostávamos mais de saber que todos os dias são dias de felicidade para todas as pessoas, mas já percebemos que isso não acontece e temos muita pena...
Costumávamos ver as notícias escritas pelos vossos jornalistas, mas isso deixou de acontecer desde que a escola do 1.º ciclo encerrou.
Assim, recorremos a outros suportes de informação, como nos ensina a nossa professora, e olhamos as notícias pela televisão e pela internet.
Às segundas-feiras, alguns meninos trazem jornais que os pais compram no fim-de-semana e, por vezes, é o vosso ‘Correio do Minho’ que chega às nossas mãos e aos nossos olhares atentos sobre as imagens e as letras. Colocamos muitas dúvidas sobre tudo o que não conseguimos entender e pedimos respostas.
Tudo isto, para vos contar que somos meninos cheios de curiosidade em conhecer e aprender! Não tenham dúvidas!
Hoje, criámos um e-mail e decidimos contar-vos que apesar de estarmos um pouco distantes da cidade de Braga, estamos mesmo aqui!<> A nossa escola é linda e somos felizes aqui.
Neste momento, estamos a construir os fatos para o carnaval. Amanhã vai ser o nosso desfile pelas ruas da freguesia. Imaginam de que vamos vestidos?
Do Plano Nacional de Leitura, faz parte uma história que ouvimos pela voz da nossa professora e também no tempo em que estamos na sala da componente socioeducativa, contada pela Lola. Também já viemos ouvi-la pela voz do António Torrado e vimos a mesma história em power point no computador da nossa sala de actividades. É a história da ‘Galinha Ruiva’ que é muito bonita porque nos ensina que nunca devemos deixar de ajudar quem precisa.
Sobre ela, temos desenvolvido muitas actividades e até os nossos pais têm participado em algumas delas. Até uma tia que trouxe uma máquina de costura e veio costurar os fatos para o desfile de amanhã! É a tia Lurdes!
Gostávamos de vos enviar algumas fotos desses momentos. Podemos?
Não sabemos se esta é uma boa forma de nos darmos a conhecer, mas ficamos com vontade de vos contar estes pequenos segredos que, por estarmos a escassos quilómetros da cidade, por vezes parecem fazer com que as pessoas não saibam como é bonita a nossa freguesia e como aprendemos aqui nesta escola, juntamente com uma equipa educativa muito Amiga, coisas, muitas, muitas, muitas coisas, sobre muitas outras coisas!
Beijinhos para toda a vossa equipa e obrigada por lerem este nosso primeiro e-mail.
Bruna, Beatriz, Mafalda, Leonor, Jessica, Daniela, Margarida, Leandra, Tiago, Francisca, Bruno, Miguel, Renato, Ricardo, Diogo, Lara, Joana, Bruna Dias, Ana Beatriz e Diogo Rocha.
Pela equipa educativa: Ana Cristina, Cristina Manuela, Maria da Glória e Deolinda”.
Depois deste e-mail seguiram-se trocas de e-mails... A história terminou com a publicação do Carnaval e do conto da ‘Galinha Ruiva’ por parte dos alunos do Jardim de Infância de Santa Lucrécia de Algeriz.
Ou antes, só agora começou uma vez que bem perto do centro da cidade estas pequenas crianças viram uma janela abrir-se para o Mundo. E viram que está tudo ao alcance de um simples ‘clique’.
A todos eles só temos que agradecer porque são um exemplo para todos nós.
É que cartas (e-mails) como esta não se recebem todos os dias. Fiquem felizes porque já nos fizeram felizes e certamente o mesmo aconteceu já com muitos dos nossos leitores!
Paulo Monteiro
Jornal “Correio do Minho”, no dia 24 de Fevereiro de 2010

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jardim de Santa Lucrécia

Hoje, no jornal “Correio do Minho”, o Jardim de Santa Lucrécia foi notícia com a história da “Galinha Ruiva”.

Desfile de Carnaval em Dume

No dia 12 de Fevereiro, as crianças do Jardim de Infância de Dume, em articulação com o Primeiro Ciclo, organizaram um desfile de Carnaval pelas ruas da aldeia de Dume, para preservar a tradição e levar alegria e divertimento a toda a comunidade.





segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Acção de formação: primeiros socorros

Numa lógica de progressiva autonomização/preparação dos elementos da Comunidade Educativa da EB 2/3 de Palmeira, realizou-se no dia 17 de Fevereiro – interrupção de Carnaval – uma acção de Formação sobre “Primeiros Socorros”, aberta a professores e funcionários. Esta acção foi importante para dotar os participantes de capacidades para lidar com os problemas que surgem no dia a dia escolar, dispondo de ferramentas de orientação e criando uma cultura de responsabilização partilhada em situações diárias. Atendendo ao grande interesse que despertou, será realizada nova acção de formação para o pré-escolar e 1º Ciclo no próximo dia 30 de Março de 2010.






sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Problema do mês de Fevereiro

Dois de baixo fazem o de cima









É possível completar o triângulo que se segue de modo que a soma de cada par de números fique registada imediatamente acima.

Descobre como….

BOA SORTE!



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carnaval no Jardim-de-infância e na Escola do 1.º Ciclo

Viva o Carnaval!
Na sexta, dia 12 de Fevereiro, a criançada do Jardim de Infância e da Escola de Eira Velha Adaúfe assinalou o Carnaval com um desfile pela freguesia e muita brincadeira no parque de infantil.
Cada um vestiu a fantasia da sua preferência e o Jardim e a Escola juntaram-se para alegrar as ruas da freguesia e iniciar esta quadra festiva.
Alegremente fadas, bruxas, palhaços, dráculas, damas, zorros, marinheiros, cowboys, índios…partilharam brincadeiras, baloiços e lanches no parque de merendas da freguesia.
Aqui fica algumas fotografias!





domingo, 14 de fevereiro de 2010

Fotos do torneio de Infantis em Palmeira

InF em Palmeira 13-02-10

Torneio de Infantis em Palmeira

Realizou-se no dia 13 de Fevereiro (sábado) o 2º Torneio de Infantis da série A. A nossa escola fez-se representar por 16 alunos que exibiram um bom nível de jogo, tanto no sector masculino como no sector feminino.
Os resultados são um espelho do trabalho que está a ser realizado na nossa escola. O facto de conseguirmos ter um pavilhão disponível para a prática desta modalidade aliado a uma disponibilidade de horário dos alunos faz com que os alunos apareçam aos treinos e melhorem o seu jogo.
Mais do que palavras... seguem os resultados deste torneio (apenas da nossa escola e apenas os alunos que foram à fase final):
Masculinos:
1º - Miguel Martins
2º - António Braga
3º - Julien Silva
3º - Paulo Freitas
5º - Bernardo Silva
5º - Marco Correia
Femininos:
1º - Soraia Pereira
5ª - Sara Duarte
5ª - Vanessa Sá

Todos os outros estão também de parabéns pois, embora não tenham conseguido passar da fase de grupos (fase inicial), demonstraram grande qualidade e melhoria no seu jogo.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estação Meteorológica

Já todos repararam que está a ser instalada na nossa escola uma estação meteorológica.

Neste momento está em fase de testes. Quando estiver funcional vai ser possível consultar na Internet, em tempo real, os seguintes parâmetros:

Temperatura

Humidade

Ponto de orvalho

Vento (Direcção e velocidade)

Pressão (Valor e Tendência)

Chuva Dia

Chuva Taxa

Chuva Mês

Chuva Ano

Wind Chill

UV Ultra violeta

Radiação Solar


Máximos e Mínimos de Hoje (Valor e hora)

Temperatura Máxima

Temperatura Mínima

Humidade Máxima

Humidade Mínima

Pressão Máxima

Pressão Mínima

Taxa Máxima Chuva

Maior Índice de Calor

UV Máximo

Máximo de Radiação Solar
Posted by Picasa

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

“ La Chandeleur”

Grupo de Francês comemora “ La Chandeleur”


O grupo de Francês organizou um lanche convívio com os professores da escola para assinalar La Chandeleur ( Senhora das Candeias), que se comemora no dia dois de Fevereiro. Em França, é tradição confeccionar crepes, que são uma das iguarias da culinária deste país. Assim, foi com carinho e amizade que se preparou uma mesa onde, para além dos tradicionais crepes, se pôde degustar algumas especialidades francesas!
Posted by Picasa

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Problema do mês

NA CEIA DE NATAL!...

Quatro primos, na Ceia de Natal, ajudaram os pais na lavagem dos pratos.

O João lavou o dobro dos pratos que a Elisa lavou.

A Elisa lavou dois pratos a menos do que a Susana.

Por sua vez, a Susana lavou mais 8 pratos do que o Pedro, que apenas lavou 10 pratos.

Quantos pratos lavou o João na Ceia de Natal?


Resolução:

O Pedro lavou 10 pratos;

A Susana lavou 18 pratos;

A Elisa lavou 16 pratos;

O João lavou 32 pratos.

Resposta: O João lavou 32 pratos na Ceia de Natal.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ENSINAR E APRENDER A ESCREVER NA SALA DE AULA

Acção de formação

ENSINAR E APRENDER A ESCREVER NA SALA DE AULA – AS OFICINAS DE ESCRITA NO NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO BÁSICO (NPPEB) – 2010 / 2011

O Departamento de Línguas organizou uma Acção de Formação subordinada ao tema “ENSINAR A APRENDER A ESCREVER NA SALA DE AULA – AS OFICINAS DE ESCRITA NO NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO BÁSICO (NPPEB) – 2010/2011”, que foi orientada pelo formador António José Vilas-Boas. Este encontro, que promoveu a partilha de ideias e apresentou novas propostas metodológicas, decorreu durante a tarde do dia 4 de Fevereiro, entre as 14.30h e as 18.15h, no Auditório da Junta de Freguesia de Dume, Braga, que também se associou à organização.

A iniciativa, que contou com a presença de 60 professores de Língua Portuguesa de várias escolas dos distritos de Braga e Porto, visou auxiliar os docentes na implementação do Novo Programa do Ensino Básico, sobretudo no respeitante à competência da escrita. O Novo Programa arrancará já no próximo ano lectivo de 20010/11 nos 5.º e 7.º anos.
Mais fotos - clicar aqui