terça-feira, 30 de março de 2010

Debate: Polémicas da Actualidade

Actividade integradora do Tema de Vida: Polémicas da Actualidade.
Debate subordinado ao tema "Casamento entre Homossexuais: Sim ou Não?".
Esta actividade esteve aberto à comunidade EFA






Posted by Picasa

domingo, 28 de março de 2010

Pintura da Rosa-dos-Ventos

Pintura da Rosa-dos-Ventos no Sábado, dia 27 de Março, pelo grupo de Geografia, com a colaboração inestimável do Professor Pinheiro e de alunos do 7.º A.





Posted by Picasa

Festa da Primavera

Ontem, a nossa Festa da Primavera foi notícia no jornal “Correio do Minho”.

As Experiências na EB/JI da Presa

No passado dia 19 de Março as crianças desta unidade educativa reuniram-se no polivalente do JI e realizaram conjuntamente diversas actividades no âmbito das ciências experimentais.Os alunos tiveram oportunidade de participar activamente e envolveram-se na concretização das suas descobertas abrindo espaço ao levantamento de hipóteses, à verificação e à comunicação em grande grupo das reflexões e conclusões. Foram momentos significativos de efectiva aprendizagem e de interacção entre os diferentes níveis de ensino. No final, por ser o Dia do Pai, as crianças do JI apresentaram a canção do “Pai” aos colegas da EB1.




Posted by Picasa

Exposição de Informática

Inserido no plano anual de actividades do grupo de informática, os alunos do curso CEF - OI (Operador de Informática), juntamente com os professores da componente tecnológica, organizaram uma exposição com diferentes actividades relacionadas com esta área no dia. Esta amostra realizou-se no dia 26 de Março com o apoio de duas meninas do CEF - Serviço de Mesa. A comunidade educativa teve oportunidade de ver um computador por dentro e receber informação sobre diferentes sistemas operativos assim como sobre antivírus.




Mais Fotos - clicar aqui

sábado, 27 de março de 2010

Grupo de Cavaquinhos anima Biblioteca de Dume

Para encerrar este 2.º período, foi convidado para actuar na Biblioteca o Grupo de Cavaquinhos do 5.º ano da Escola Dr. Francisco Sanches. Veja as fotos e os vídeos: Clique AQUI

JI de Dume visita Quinta Pedagógica

No Dia da áÁrvore, as crianças do Jardim de Infância de Dume fizeram uma visita de estudo à quinta pedagógica, onde aprenderam muitas coisas sobre a vida dos animais e das plantas.
Lá, plantaram uma tília, um canteiro de morangos e semearam trigo. Também visitaram os estábulos e os galinheiros, mas a estrela da quinta foi o porco na pocilga. Todas estas actividades foram realizadas em interacção com os idosos do lar Conde Agrolongo, com um grupo de jovens com necessidades educativas especiais do Colégio de S. Caetano e crianças de outras escolas.


Foi uma manhã muito construtiva para as crianças e para o meio ambiente. O programa televisivo “ Praça da Alegria” cobriu em reportagem estas actividades, passando uma mensagem de cidadania ambiental.
Boa Primavera!

Amores-perfeitos e espantalho no JI de Dume

Hoje, plantamos amores-perfeitos na nossa floreira oferecidos pela mãe da Inês.


Para espantar os pardais que comem as nossas sementes construímos um espantalho com materiais reciclados e com feno e palha que o Rui e o Nuno trouxeram da sua quinta.
Foi muito divertido realizar estas actividades que, permitiram manusear materiais e ferramentas agrícolas, levando as crianças a fazer aprendizagens sobre agricultura e ambiente.
Boas Sementeiras!