sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Novo Programa de Português do Ensino Básico

Com o título «Nova gramática à prova» a acção de formação promovida pelo Departamento das Línguas foi notícia no jornal “Correio do Minho”.
Acção de formação «O Conhecimento Explícito da Língua no Novo Programa de Português do Ensino Básico (NPPEB)» preparou professores de Língua Portuguesa para a aplicação em contexto de aula da nova gramática.
Com o objectivo de promover a “partilha de novas propostas metodológicas”, clarificando as alterações que o NPPEB vai introduzir nos 5º e 7º anos no próximo ano lectivo, a acção de formação visa contribuir para a sua compreensão.
Contando com a presença de professores de Língua Portuguesa dos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo, a acção de formação pretende, segundo a organização, “preparar os docentes para a implementação do NPPEB”, dando especial atenção à “competência do Conhecimento Explícito da Língua”, vulgarmente conhecida como funcionamento da língua ou gramática.

Caracterizada pela forte componente prática, a acção de formação incidiu principalmente na apresentação de exercícios práticos para aplicação das novas regras da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS). A acção de formação identifica a necessidade de ensinar e trabalhar com os alunos em contexto, isto é, ao nível da escrita, da leitura e da oralidade, um trabalho que também deve ser desenvolvido de forma autónoma, através de exercícios para memorização na sala de aula.
António Vilas-Boas, formador do Ministério da Educação/Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, apelou à aplicação dos exercícios propostos por parte dos docentes. “Espero que os professores vão estudar para casa e não fiquem só pela minha explicação”, afirma.

“Esta acção de formação é sobre a nova gramática e é direccionada aos professores que vão leccionar os 5º, 6º e 7º anos”, esclarece.
De acordo com o formador, “a maior parte da gramática não muda”. “Mantém-se o fundamental, mas convém que as pessoas se esqueçam rapidamente do que estava definido e se interessem pelo novo programa”.
Questionado sobre o processo de adaptação dos professores de Língua Portuguesa ao NPPEB, António Vilas-Boas considera que não haverá dificuldade. “É normal que haja alguma resistência inicial, mas vão perceber rapidamente o que muda”.
Organizada pelo Departamento de Línguas da Escola EB 2,3 de Palmeira, a acção de formação decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Dume, que se associou ao evento, e teve o apoio do Centro de Formação de Línguas - Prático.

Sem comentários:

Enviar um comentário