quinta-feira, 10 de março de 2011

Comemoração do dia do PROSEPE - 4 de Março

No dia 4 de Março comemora-se o dia Nacional do PROSEPE- Projecto de Sensibilização e Educação Florestal da População Escolar. O PROSEPE, como Projecto Educativo, nasceu nas Escolas no ano lectivo 1993/94. Este projecto apresenta-se como uma actividade de complemento curricular e é formado por uma vasta rede de Clubes da Floresta constituídos por professores e alunos. Este projecto surgiu com a finalidade de sensibilizar a população escolar para a importância da floresta, visando o desenvolvimento da formação cívica dos jovens, incutindo-lhes valores, princípios e, principalmente, promover atitudes/comportamentos que permitam a gestão sustentável do ambiente florestal.
Para que o projecto Prosepe tenha sucesso, é necessário que os jovens conheçam a importância da floresta quer a nível socioeconómico, cultural e ambiental. São inúmeros os bens materiais que as florestas proporcionam e dos quais muitas pessoas dependem economicamente, como a cortiça; celulose; resina; frutos; mel; cogumelos e outros produtos. Além de bens materiais a floresta permite recreio e lazer. A paisagem e o ambiente calmo convida a passeios, à realização de merendas e ao descanso, permite ainda, a prática desportiva, como BTT, montanhismo, caça e pesca.
A floresta desempenha também importantes funções de protecção, ecológicas e ambientais: dá abrigo, alimento e refúgio a muitos seres vivos, protegendo-os; protege os solos da erosão; ameniza o clima; permite a reciclagem de materiais e a renovação do ar.
O clube da floresta “ Os Palmeirinhas” pertencente à rede de clubes do Prosepe, existente à mais de uma década, tem promovido ao longo destes anos um conjunto de actividades através das quais tenta uma convivência sadia e de sensibilização e educação dos jovens, de modo a contribuir para uma mudança de mentalidades face à floresta e sua importância.
No âmbito das comemorações do dia Nacional do Prosepe, este ano, o clube organizou, para o dia 4 de Março, uma palestra sobre a Floresta que contou com a presença do Sr. Engenheiro Sérgio Jerónimo da Associação Florestal do Cávado. Os alunos mostraram-se muito interessados e participaram de forma muito positiva nesta palestra. Tal facto foi possível, em grande parte, à forma como o orador comunicou, usando uma linguagem clara, acessível ao nível etário dos alunos e dando bastantes exemplos interessantes sobre os seres vivos, suas interacções e possíveis utilizações destes pelo Homem.
Foram ainda, no mesmo dia, realizadas as Olimpíadas da Floresta, nas quais participaram as turmas do 8ºA, 8º D e 9º C. Os alunos com melhor classificação nas Olimpíadas foram: 1º - José Luís Vila Chã, 8ºA, com 31 pontos. Ficaram em 2.º lugar, com 30 pontos os alunos: - Miguel Ângelo Martins do 8ºA, com 30 pontos - Carla Margarida, 8º C, com 30 pontos - Ana Cristina Correia Dias, 9 ºC, com 30 pontos.
A Coordenadora do Clube da Floresta
Lurdes Pereira
Palestra sobre a Florestapalestra sobre a FlorestaPalestra sobre a FlorestaPalestra sobre a FlorestaPalestra sobre a Floresta
Palestra sobre a Floresta
Olimpíadas da FlorestaOlimpíadas da FlorestaOlimpíadas da Floresta

Sem comentários:

Enviar um comentário