sexta-feira, 12 de abril de 2013

No JI de Sta. Lucrécia de Algeriz, ouvem-se e aprendem-se canções que contam histórias.
Uma, musica fala de Nenúfares!
Claude Monet, pintor famoso, ajudou a lançar novos olhares sobre esta flor. Aqui deixamos uma pequenina parte do seu percurso: 
Oscar-Claude Monet, nasceu em Paris, em 1840, mas todas as impressões de sua infância e adolescente estão ligadas a Le Havre, cidade onde passou a morar com apenas 5 anos. Em sua juventude pintou caricaturas e nesta época conheceu o pintor Eugene Boudin, que vendo alguns de seus desenhos o encorajou a pintar ao ar livre, método não muito comum numa época de pintores de ateliê. Entusiasmado com a idéia de ser pintor, foi estudar em Paris, onde encontrou Pissaro, Renoir e Cézanne, entre outros.
Foi muito influenciado por Manet e pelo japonismo. Começou então a criar um jardim de inspiração japonesa em sua casa e também a pintar quadros com o mesmo motivo, visto em diferentes horas do dia com diferentes luzes, como “Montes de Feno”, “Álamos”, “A Catedral de Rouen”, “O Tâmisa” e o mais famoso de todos, “Nenúfares”. Depois de 1916, pintou uma série de “Nenúfares” para o Estado. Estas telas enormes com lagos de cores imprecisas, são consideradas por muitos o ponto de partida da arte abstrata ou como as últimas obras impressionistas. Monet, considerado uma das mais importantes figuras do impressionismo, mesmo já velho e com a vista muito enfraquecida, empenhava-se em pintar o que via num determinado momento, captando uma luz particular e as variáveis da cor que essa luz produzia, sem se preocupar com a representação convencional da forma dos objetos.

Em setembro de 2012, a obra "Nenúfares" do famoso pintor, inspirou as produções das crianças do JI.











Sem comentários:

Enviar um comentário