quinta-feira, 4 de abril de 2013

PT lança explicações online de matemática


A Fundação PT associou-se à Academia Khan para adaptar ao ensino português os conteúdos educativos produzidos nos EUA. Em Abril de 2013 foram lançados 70 vídeos interativos de matemática, correspondendo ao início de um projeto que terá mais 300 explicações até ao final do ano. A Sociedade Portuguesa de Matemática aplaude a iniciativa e certifica a sua qualidade.

No vídeo nesta página pode ver como o processo se concretiza. e Nos links abaixo encontra exemplos destas 'aulas':


São mini-aulas destinadas aos 2.º, 4.º, 6.º e 9.º anos, precisamente aqueles em que se realizam exames nas escolas portuguesas e que poderão funcionar como explicações/ revisão da matéria.
A Física é a próxima disciplina deste projeto que espera disponibilizar 800 vídeos de matemática, física, química e biologia até 2014, para usar em Portugal, mas também em África de expressão portuguesa e em Timor-Leste. A Academia Khan tem cerca de 4 000 vídeos divididos por 12 temas (desde as ciências às humanidades), 370 exercícios e 225 milhões de aulas.

A Fundação PT promove a adaptação à realidade portuguesa dos vídeos realizados por Salman Khan, o engenheiro eletrónico norte-americano do MIT e MBA de Harvard que criou a academia em 2006 e que produz todos os conteúdos, filmagens caseiras com uma duração média de dez minutos.

"Khan tem um talento especial para explicar de forma simples noções básicas da matemática e é ótimo que fique disponível e de fácil acesso para todos", sublinha Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). A SPM faz a revisão científica da tradução para português, incluindo a alteração das expressões matemáticas que não são usadas no País.

O próprio Salman Khan utilizou o vídeo para agradecer a iniciativa em Portugal:


Zeinal Bava tem a mesma formação e paixão pela matemática de Khan e gravou alguns dos vídeos desta primeira fase, tal como outros quatro dirigentes do Grupo. "Iniciámos pela matemática e adequámos os vídeos aos programas de ensino", diz.

O presidente executivo da PT sublinha que os materiais nacionais não são simples traduções e que os trunfos para o sucesso em Portugal são "a contextualização e a relevância dos conteúdos para a realidade portuguesa e a certificação da qualidade".

http://fundacao.telecom.pt/Home/KhanAcademy.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário