sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Festa de Natal

A EB 2/3 de Palmeira realizou a sua Festa de Natal, no dia 18 de Dezembro pelas 11 horas, com a participação activa dos alunos. Foi uma actividade que se caracterizou pela entrega e alegria de todos os alunos participantes e cumpriu o objectivo fundamental da Festa de Natal: o envolvimento da comunidade escolar no tempo de Natal que estamos a viver. Continuamos a acreditar que é com estas manifestações que se alimenta o espírito natalício e se vive intensamente o tempo escolar.








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Já agora podem recordar outras festas de Natal

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Agradecemos todo o apoio e colaboração dispensados a esta iniciativa por todos os intervenientes, nomeadamente pelo grupo de Educação Musical, à professora convidada por este grupo disciplinar, aos professores José Gonçalves e Rui Serra, acreditando que a sua contribuição será fundamental para a formação de cidadãos mais responsáveis na construção de um futuro melhor. Um grande obrigado, em nome dos nossos alunos.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Para assinalar o dia Nacional da Pessoa com Deficiência, o Departamento não Curricular de Educação Especial e Apoio Sócio Educativo desenvolveu um plano de acção, visando sensibilizar toda a comunidade educativa deste agrupamento para a problemática da Pessoa com Deficiência, sob o lema “Juntos na Diferença”.
Para consubstanciar este projecto desenvolvido nos dias 9 e 10 em todas as EB1 e J.I. deste agrupamento, foram elaborados e dinamizadas, respectivamente:

  • Cartaz “Juntos na Diferença”, com o qual se fez a divulgação da acção em todos os estabelecimentos de ensino do AEP;
  • Material com propostas de trabalho sobre a temática a desenvolver pelos alunos, em contexto de sala de aula;
  • Panfleto “Juntos na Diferença”, do qual se fizeram 1590 exemplares para distribuir por todos os elementos do AEP;
  • História “Problema…ou talvez não!” – da autoria professora Maria do Sameiro - com apresentação/narração pela equipa de docentes de EE e ASE e suporte da ilustração em powerpoint;
  • Canção “Uma escola para todos” (adaptada do tema “Maria” dos Xutos e Pontapés) que foi cantada por todos no final de cada sessão com acompanhamento à viola pela professora Maria do Sameiro.
Pelo acolhimento e participação patenteado por docentes, assistentes operacionais e pelo alvo primordial, os alunos, acreditamos que esta acção promoveu valores que potenciam a construção progressiva de uma sociedade inclusiva, tolerante e aberta à diferença.




- Juntos na diferença-







Juntos na diferença...


No dia nove de Dezembro – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência - recebemos a visita de um grupo de professores que nos veio contar a história: “Problema… ou talvez não!” que falava de um dragão diferente – o Pocinhas. Aprendemos a canção: “Uma escola para todos” que gostamos muito e já a cantámos várias vezes. Ficamos também a conhecer outra maneira de bater palmas- em língua gestual - que achamos muito gira.
Na nossa sala, conversamos sobre a história e percebemos o que ela nos queria transmitir. Compreendemos que somos todos importantes e, embora diferentes, todos merecemos ternura e respeito. No final da conversa fizemos lindos desenhos.


EB1 da Presa
Turma -1.º e 2.ºano

CONVERSAS À VOLTA DA ALIMENTAÇÃO

No dia dezasseis de Outubro assinalámos o Dia da Alimentação de uma forma interessante!

No dia anterior pintámos e explorámos um desdobrável que levámos para casa e aprendemos a canção: “Os frutos”.

Fomos até ao salão da Junta de Freguesia onde já nos esperavam os meninos do Jardim de Infância e uma nutricionista que vinha fazer a palestra, foi a farmácia de Adaúfe que a contactou e nos proporcionou esta actividade.

Enquanto acertavam o projector multimédia, para vermos o power point, cantámos canções e fizemos reprodução de batimentos rítmicos que a professora propunha. Assim mostramos o nosso reportório musical e aprendemos as canções dos mais pequeninos.

Entretanto as máquinas lá começaram a trabalhar, assistimos e participámos na palestra da nutricionista. Foi interessante relembrar que os alimentos nos dão nutrientes diferentes, que a nutricionista comparou às peças dos legos, com as quais fazemos diferentes construções. Da mesma forma também o corpo precisa de alimentos variados para adquirir todos os nutrientes para crescermos saudáveis. Fizemos também várias escolhas entre diferentes alimentos. No fim deu-nos um trabalho para os vários anos de escolaridade. Nós oferecemos-lhe um ramo de “flores” com frutos.

De tarde conversámos sobre a palestra e fizemos o trabalho que a nutricionista disponibilizou. Assim, o 2.º ano, o 3.º e o 4.º ano desenharam alimentos para cada uma das cinco refeições diárias de modo a serem equilibradas e o 1.º ano desenhou alimentos saudáveis. Todos coloriram o trabalho e os maiores ainda o legendaram. A coordenadora entregou os nossos trabalhos na farmácia para a nutricionista os poder estudar e concluir se tínhamos aprendido muito.

Para acabar o dia cantámos a canção: “ Os frutos” com fantoches.

Foi um dia fantástico! Vejam as fotos!

EB1 de Eira Velha e Jardim de Infância





Prevenção Rodoviária



Acção de sensibilização sobre prevenção rodoviária, na Escola E.B. 2,3 de Palmeira organizada pelo grupo de Ciências Físico-Químicas, com a presença de elementos do Comando Territorial de Braga da GNR e objectivo de sensibilizar os alunos para os procedimentos de segurança que devem ter quando circulam na via pública.

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terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CONSTRUÍMOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS





A turma do 3.º ano andou muito envolvida com a planificação do cubo e a construção de sólidos com plasticina e palitos.

Os alunos mostraram interesse pelas actividades e apreenderam a noção de volume.

Vejamos como exprimem as aprendizagens que realizaram na abordagem destes conteúdos!

Com palitos e plasticina fizemos cubos, paralelepípedos, pirâmides… A plasticina representava os vértices e os palitos as arestas.” Paulo

“ Na aula de Matemática construímos um cubo com 8 vértices e 12 aresta. Os vértices foram as bolas de plasticina e as arestas eram os palitos.” Bruna Daniela

“ Na aula de Matemática fizemos um cubo. Usamos 8 bolas de plasticina e 12 palitos. Também fiz uma pirâmide triangular. Usei 4 bolas de plasticina e 6 palitos.” Hélder

“ Aprendi que o cubo tem 12 arestas, 8 vértices e 6 faces. Os palitos representavam as arestas e a plasticina os vértices.” João Dias

“Aprendi na aula de Matemática que o cubo tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces planas quadradas.” Diogo

“Na aula de Matemática construímos um paralelepípedo com bolas de plasticina e palitos. Precisamos de 8 bolas de plasticina para os vértices e 12 palitos.” Ana Margarida

É bom ouvi-los falar com segurança e com linguagem correcta. Aprendizagens significativas são as que se assimilam e que por isso em qualquer situação se revela e aplicam.

Eira Velha 3.º ano

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O badminton no 1º Período

Neste início de ano lectivo o Badminton da nossa escola “entrou em grande força”. Os alunos cada vez mais gostam de dar umas “raquetadas” e aparecem, sempre que o seu horário o permite nos treinos deste grupo.
São alunos de todos os anos, de todas as idades, o que faz com que a nossa escola esteja em força nas competições de Infantis e Iniciados em ambos os sexos.
As competições estão aí à porta… Está já marcada um Torneio de Abertura no escalão de Iniciados para o dia 9 de Janeiro
Espero que os meninos cumpram e sejam responsáveis para que os treinos sejam compensados com a presença em força nas competições que irão ser realizadas ao sábados.
Saudações aos Badmintonistas da nossa Escola e a todos aqueles que contribuem para que isto tudo seja possível…

Mais alguns Badmintonistas!!

De Colagens

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Actividades - Dia Mundial contra a Sida

As actividades tiveram como objectivo sensibilizar os alunos sobre o perigo da doença. A transmissão do vírus pode acontecer de variadas formas: relações sexuais, contacto com sangue infectado e também de mãe para filho (durante a gravidez, parto ou amamentação). Esta doença, na fase final de evolução, provoca uma diminuição total da capacidade do organismo de resistir a infecções, mesmo as mais simples e mais correntes, tornando-as tão graves e tão difíceis de tratar, que acabam por levar à morte.

As fotografias do evento foram indevidamente apagadas da máquina da escola.

Monstros do Micro-Espaço

EB1 DE BOAVISTA - CRESPOS

Na nossa escola houve um surto de pediculose. Todos os meninos tiveram que desinfectar as cabeças. A professora trouxe da farmácia uma banda desenhada para os meninos do 4.º ano e lançou-nos um desafio: o aluno que escrevesse a melhor história sobre “piolhos”, baseada na banda desenhada, receberia um prémio. A melhor história foi a do Daniel Ferreira, que ganhou o livro “Uma aventura no castelo dos ventos” e a publicação do seu texto neste jornal e no blogue do nosso Agrupamento. A história vencedora do concurso é a seguinte:

Monstros do Micro-Espaço

Na escola, o menino Gonçalo passava a matéria e ao mesmo tempo coçava a cabeça.
A professora ouvia um barulho esquisito, vindo da secretária do menino Gonçalo.
- O que se passa consigo? – perguntou a professora.
- Tenho vontade de me coçar - respondeu o menino Gonçalo.
- Deixe-me ver a sua cabeça. Ah! O menino tem piolhos!
A professora foi logo telefonar para a mãe do menino Gonçalo e ela esperou pelo filho ao portão da escola primária. A mãe viu se ele tinha algum piolho… e encontrou muitos deles ali agarrados aos cabelos.
- Mãe como é um piolho? - perguntou Gonçalo.
- É um bicho que chupa o sangue.
E Gonçalo imaginou como poderiam ser no seu pensamento e … ficou tão surpreendido com o que imaginou que até se assustou e começou a chorar, cheio de medo.
A mãe vestiu-lhe o casaco e saíram para ir à farmácia buscar o remédio que matava os piolhos. Lavou bem a cabeça com o champô de matar os piolhos. Entretanto, na sua cabeça … os piolhos seguravam-se nos cabelos, até que o Super-Seta vinha de dentro do champô. O Super-Seta ouviu ruídos e viu tantos piolhos que começou a disparar com a sua pistola ultra-desinfectante para que os piolhos morressem.
Finalmente, já os tinha matado a todos e foi para dentro do champô.
Entretanto, no banho, a mãe lavava-lhe o cabelo. A mãe penteou-o e passou-lhe com um secador.
E lá estava o Gonçalo a contar aos seus amigos com piolhos o que ele fez para que os desaparecessem.

Autor: Daniel Ferreira