quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CONVERSAS À VOLTA DA ALIMENTAÇÃO

No dia dezasseis de Outubro assinalámos o Dia da Alimentação de uma forma interessante!

No dia anterior pintámos e explorámos um desdobrável que levámos para casa e aprendemos a canção: “Os frutos”.

Fomos até ao salão da Junta de Freguesia onde já nos esperavam os meninos do Jardim de Infância e uma nutricionista que vinha fazer a palestra, foi a farmácia de Adaúfe que a contactou e nos proporcionou esta actividade.

Enquanto acertavam o projector multimédia, para vermos o power point, cantámos canções e fizemos reprodução de batimentos rítmicos que a professora propunha. Assim mostramos o nosso reportório musical e aprendemos as canções dos mais pequeninos.

Entretanto as máquinas lá começaram a trabalhar, assistimos e participámos na palestra da nutricionista. Foi interessante relembrar que os alimentos nos dão nutrientes diferentes, que a nutricionista comparou às peças dos legos, com as quais fazemos diferentes construções. Da mesma forma também o corpo precisa de alimentos variados para adquirir todos os nutrientes para crescermos saudáveis. Fizemos também várias escolhas entre diferentes alimentos. No fim deu-nos um trabalho para os vários anos de escolaridade. Nós oferecemos-lhe um ramo de “flores” com frutos.

De tarde conversámos sobre a palestra e fizemos o trabalho que a nutricionista disponibilizou. Assim, o 2.º ano, o 3.º e o 4.º ano desenharam alimentos para cada uma das cinco refeições diárias de modo a serem equilibradas e o 1.º ano desenhou alimentos saudáveis. Todos coloriram o trabalho e os maiores ainda o legendaram. A coordenadora entregou os nossos trabalhos na farmácia para a nutricionista os poder estudar e concluir se tínhamos aprendido muito.

Para acabar o dia cantámos a canção: “ Os frutos” com fantoches.

Foi um dia fantástico! Vejam as fotos!

EB1 de Eira Velha e Jardim de Infância





Sem comentários:

Enviar um comentário