quarta-feira, 22 de junho de 2011

Direitos Humanos

Direitos Humanos foi um tema muito abordado nas aulas de História desde o início do ano lectivo. É uma temática controversa que está, inevitavelmente, associada aos diferentes conteúdos daquela disciplina em qualquer nível de escolaridade. No entanto, é no 9.º Ano que o debate assume maior pertinência. Talvez devido à maior proximidade dos assuntos estudados em relação aos nossos dias; talvez devido à maior maturidade dos alunos para se envolverem e debaterem o tema; talvez devido à gravidade dos problemas abordados que suscita uma maior sensibilidade; talvez...!
O repto foi lançado: transpor o tema para lá do espaço e do tempo de debate da sala de aula e ser criativo. Os alunos das turmas A e C do 9.º Ano mostraram-se à altura do desafio (outra coisa não seria de esperar) e realizaram trabalhos sobre diferentes vertentes do polémico tema.
Quisemos partilhar parte das vivências que marcaram as nossas últimas semanas de aulas. Por isso, deixamos aqui alguns dos trabalhos realizados que constituem um testemunho do interesse, do empenho e, sobretudo, da sensibilidade demonstrados.
Da minha parte, acredito sinceramente que o tema não se esgotou no debate e nos projectos!
"Ser Homem é ser responsável. É sentir que colabora na construção do mundo". (Antoine Saint-Exupéry)
Os nossos alunos demonstraram um grande sentido de Humanidade e de Responsabilidade! Estou certa que colaborarão na construção do mundo!
Parabéns a todos!

Até já!
Maria Elvira Teixeira












Sem comentários:

Enviar um comentário